O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, em live realizada nas redes sociais, nesta quinta-feira (14) esclareceu a população sobre o motivo da visita de pesquisadores nas residências em João Pessoa.
O secretário explicou que o levantamento é oficial e está sendo feito em todo Brasil pelo Ministério da Saúde, em parceria com Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e que não foi publicizado pela Secretária de Estado de Saúde (SES), pois o início da pesquisa na Paraíba não havia sido comunicado pelo Governo Federal.
“A pesquisa tem como objetivo identificar pessoas com síndrome gripal e realizar testes rápidos e, assim, saber como o vírus está se propagando no país. Infelizmente a Secretaria não foi informada pelo Governo Federal e por isso não repassamos para a população e as pessoas ficaram com medo de atender os pesquisadores e responder as informações. Esse erro de comunicação com o Ministério da Saúde causou esse contratempo inicial, mas a pesquisa é oficial”, afirmou.
Geraldo Medeiros tranquilizou os moradores de João Pessoa e pediu para que recebessem os pesquisadores sem medo, pois com o resultado do estudo será possível criar políticas públicas mais eficientes e baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do coronavírus no território brasileiro.
Para viabilizar a pesquisa, o Ministério da Saúde disponibilizou testes rápidos de coronavírus para a UFPel, além de apoio para contratação de empresa de pesquisa que está realizando as entrevistas com os participantes. O objetivo é submeter cerca de 33 mil pessoas de 133 municípios brasileiros ao teste rápido que detecta a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgC (de infecção mais antiga) a partir de amostras de sangue coletadas.