PCdoB pode indicar candidato ao Senado devido inelegibilidade de RC

Petista integra chapa do senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, e pode deixar a disputa caso a condição seja mantida

O PCdoB, que integra a federação com o PT e o PV, pode indicar um nome para disputar vaga no Senado nas eleições deste ano no lugar do pré-candidato e ex-governador Ricardo Coutinho (PT), já que ele se tornou inelegível por oito anos, contados a partir de 2014. A informação é da coluna Painel, da Folha de São Paulo.

O petista integra a chapa do senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), e pode deixar a disputa caso sua inelegibilidade seja mantida. No Estado, o PCdoB já apresentou o nome do professor Rangel Júnior como pré-candidato.

“Na Paraíba, o pré-candidato é o ex-governador Ricardo Coutinho, mas sua condição ainda é incerta porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o tornou inelegível por abuso de poder econômico por oito anos, contados a partir de 2014. O partido entende que ele poderia disputar, mas o PC do B quer fazer a indicação” destaca trecho.

De acordo com a coluna, os parlamentares do PT andam incomodados com a falta de estratégia para o Senado e esperam que agora, lançada a chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o partido se volte a essa questão.

Hoje, o partido tem oito pré-candidaturas, mas, dessas, somente duas têm martelo batido: a de Wellington Dias no Piauí e de Camilo Santana no Ceará.