Paraibanos abrem participação em competição no RN com dez medalhas

No primeiro dia de competições das Paralimpíadas Escolares que estão sendo disputadas em Natal-RN, a Paraíba conquistou 10 medalhas, sendo três de ouro, seis de prata e uma de bronze. O destaque ficou por conta do atletismo que conseguiu oito medalhas, numa performance considerada excelente pelo chefe da delegação, Jean Claude, que prevê um número bem maior.” Foi um dia brilhante para nossos paratletas que demonstraram alto nível de competição. Isso nos leva a crer que vamos superar a edição passada”, disse Jean Claude.

A primeira medalha dos paraibanos foi logo de ouro e conquistada por Erick Gabriel de Moura Nascimento no arremeso de peso F54 com a marca de 7,82m. Erick é da Escola Celestin Malzac, de João Pessoa. As outras duas medalhas de ouro vieram com José Matheus dos Santos Fernandes no arremesso de peso F20. O paratleta é da Escola Ana Paula da Funad; e a terceira de ouro saiu para Joeferson Marinho de Oliveira nos 400m classe T13, paratleta da Escola Estadual Francisca Marques, de Santa Rita.

Os paratletas que conquistaram a prata foram Maria Eduarda Santos da Silva, no salto em distância, classe T38. Ela é da Escola Estadual Gentil Lins, de Sapé; Amauri Silva Rodrigues, nos 400m T46, da Escola Renato Fonseca Filho, de Cuité de Mamanguape; David Delfino da Silva, nos 400m T38, da Escola Estadual Josefa Araújo Pereira, da cidade de Esperança; Daniel Pablo Delfino da Silva, da Escola Estadual João José da Costa, de João Pessoa, e ainda Vitória do Nascimento Medeiros, de Santa Rita, no tênis de mesa, além de outra medalha de prata por equipe também no tênis. A única medalha de bronze foi conquistada por David Delfino da Silva, no arremesso de peso. Foi a sua segunda medalha, já que tinha conquistado a prata nos 400m.

As Paralimpíadas Escolares estão acontecendo em Natal com a presença de 24 estados e o Distrito Federal, além do Reino Unido como convidado do Comitê Paralímpico Brasileiro. As disputas vão até a próxima sexta-feira. A Paraíba conta com uma delegação de 71 pessoas, entre atletas (45) e dirigentes. Os paratletas estão brigando por medalhas nas modalidades de atletismo, natação, judô, tênis de mesa, bocha, goalball, tênis em cadeira de rodas e futebol.