Paraíba tem quase 40 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil

Natal - Nos estacionamentos à beira-mar, crianças trabalham lavando o vidro dos carros (Valter Campanato/Agência Brasil)

Cerca de 39,6 mil crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, vivem em situação de trabalho infantil na Paraíba, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Os dados são da PnadC do IBGE e foram publicados em 2019. Desse total, 11,4 mil (28,8%) vivem nas piores formas de trabalho infantil e 74,1% são negros (29,3 mil).

Já no âmbito nacional, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes estão nessa situação. Desses, 706 mil (45,9%) estavam em ocupações consideradas como piores formas de trabalho infantil. Das crianças e adolescentes que trabalham, 66,1% são pretas ou pardas, o que evidencia o racismo como causa estruturante desta grave violação de direitos.

Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no São João

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) lançará em João Pessoa, na próxima sexta-feira (16), às 9h, a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no São João e apresentará dados do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil, ferramenta do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O evento acontecerá no Auditório do Edifício-Sede do MPT-PB, no Centro de João Pessoa, com a presença de autoridades, representantes de órgãos parceiros, imprensa e crianças que farão apresentação cultural.

“Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil. #ChegaDeTrabalhoInfantil!” Esta é a mensagem da Campanha 2023 de Combate ao Trabalho Infantil. O MPT convida a sociedade para apoiar a campanha, que já tem a adesão voluntária de vários artistas e cantores.

DENUNCIE – Exploração do Trabalho Infantil

– Disque 100

– Site do MPT (www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias)

– Aplicativo MPT Pardal