Obras das pontes do Rio de Cuiá e do bairro São José devem ser iniciadas até o final do ano, diz secretário

Segundo ele, as obras devem amenizar os transtornos causados pelas chuvas nas regiões dos bairros

O secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Rubens Falcão, falou sobre as obras da ponte do Rio de Cuiá e do bairro São José, durante entrevista no programa F5, da 89 rádio Pop, nesta terça-feira (13). Segundo ele, as obras devem amenizar os transtornos causados pelas chuvas nas regiões dos bairros.

Falcão explicou que a ponte do Rio de Cuiá, que beneficia a população de Mangabeira, Valentina e adjacências. De acordo com o secretário, houve um atraso na licitação porque não foi encontrado o estudo hidrológico da bacia do rio, que define a altura da ponte. A licitação deve ser feita até a agosto e as obras devem ser iniciadas até o final de 2023.

“Temos a nossa dívida com a população do Mangabeira e valentina, que é a ponte do Rio de Cuiá. Essa obra a gente deve estar licitando ela em agosto. Até o final do ano a gente deve está iniciando, porque quando nós fomos licitar a obra, não achamos o estudo hidrológico. E o estudo hidrológico é o estudo da bacia do rio. Ele é quem define a cota até onde o rio sobe. Mas cadê o estudo? Como foi que definiram essa altura dessa ponte? Então nós tivemos uma atrasada, refizemos o estudo hidrológico, já nos entregaram, passamos para o calculista que está finalizando o projeto estrutural da ponte, para que a gente faça. O dinheiro está assegurado, o prefeito já assegurou, tem uma conta separada de royalty do petróleo, que essa conta está determinada para a gente usar, que ninguém mexe. É para a ponte do Rio de Cuiá.

O secretário também anunciou que vai fazer uma ponte nova e uma passarela nova no bairro São José, com passagem de veículo. Ele disse que o projeto executivo já está contratado e que a obra vai melhorar a mobilidade e a segurança dos moradores. As duas obras devem ser licitadas até o final do ano.

“Também vamos fazer uma ponte nova, inclusive, com passagem de carro, no bairro São José. Então vamos fazer uma passarela nova e uma ponte nova, com passagem de veículo. A empresa já está contratada, já iniciamos o projeto executivo, vamos fazer uma passarela nova e uma ponte nova”