Nossa Senhora Aparecida: JP está entre os destinos mais procurados pelos turistas no feriadão 

A cidade de João Pessoa está entre os cinco destinos mais procurados pelos turistas para aproveitar o feriadão de Nossa Senhora da Aparecida. É o que aponta pesquisa divulgada pelo site Booking.com. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (Abih-PB) estimam que a rede hoteleira da Capital paraibana alcance uma ocupação próxima de 97,5% entre os dias 12 e 15 de outubro.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, comemorou a posição ocupada pela Capital paraibana entre as preferências dos turistas. Segundo ele, esse resultado é fruto de investimento em divulgação do destino, bem como ampliação e melhoria da malha aérea que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo do Estado e o trade turístico.

“Acabamos de participar da Abav Expo, no Rio de Janeiro, uma das maiores e mais profissionais feiras de turismo da América Latina, oportunidade em que já sentimos o grande interesse dos agentes de viagens em conhecer melhor João Pessoa”, afirmou o secretário. “Nossa cidade vive um de seus melhores momentos no turismo e já estamos nos preparando para uma grande alta temporada”, pontuou.

O site Booking.com entrevistou online 42.513 usuários em 33 países e territórios, incluindo o Brasil, entre janeiro e fevereiro deste ano. Para participar da pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além de João Pessoa, apareceram no ranking Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Natal (RN).

O que fazer em João Pessoa – Quem visita João Pessoa precisa ficar atento à tábua de marés para aproveitar melhor as praias urbanas. Para quem não está familiarizado, a tábua das marés é um documento que informa os horários das marés alta e baixa a cada dia. Assim, é possível se programar para fazer os passeios para as piscinas naturais dos Seixas e Picãozinho, por exemplo.

Entre quinta-feira (12) e domingo (15), a maré vai está baixa em João Pessoa entre 9h e 10h30. Sabendo disso, o turista pode aproveitar os dias de sol, principalmente, no Caribessa – trecho da praia do Bessa, famoso por seu mar esverdeado e suas piscinas naturais em dias de maré baixa.

Quem estiver procurando atividades para curtir com a criançada, vale conferir o Instagram da @estacaocabobranco. O espaço, que é administrado pela Prefeitura de João Pessoa, vai oferecer oficinas de musicalização, teatro, mágica, contação de histórias e muito mais. A programação especial para o Dia das Crianças começou nesta segunda (9) e segue até a quinta (12).

E na sexta (13) haverá apresentação do Quarteto de Clarinetes da Banda 5 de Agosto. A apresentação será a partir das 10h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico da Capital. No sábado, dia 14, a partir do meio-dia, também no Centro Histórico de João Pessoa, a Praça Rio Branco se transforma no melhor centro de vivência com a programação do Sabadinho Bom. Com foco no chorinho e no samba, a iniciativa é gratuita e ao ar livre, além de fortalecer a microeconomia no entorno.

Localizada entre as ruas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias, na parte alta do Centro Histórico, a Praça Rio Branco é considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um marco para a história da cidade. De acordo com o órgão, a Praça já funcionou como centro administrativo e sede da capitania da Parahyba durante o período de Colônia e Império. Entre outros prédios, abrigou a Casa dos Governadores, o Erário Público e a Casa de Câmara. Hoje, o local é palco de alegria para centenas de pessoas que prestigiam os artistas locais que se apresentam no Sabadinho Bom.

Outro atrativo turístico para quem visita João Pessoa é assistir o pôr do sol do Hotel Globo. O prédio, que também fica localizado no Centro Histórico, tem vista privilegiada para o Rio Sanhauá – berço do nascimento da Paraíba. Foi através desse rio que os portugueses chegaram para colonizar a cidade. O Globo foi o primeiro hotel do Estado da Paraíba e guarda arquitetura da década de 1920.