No F5: Taty Valéria e Mariana Selim debatem sobre feminismo; assista

O programa F5 desta sexta-feira (28) recebeu para debater sobre feminismo a blogueira Mariana Selim, que tem posicionamentos contra o movimento e jornalista Taty Valéria, que é defensora da bandeira e aborda o tema em seu site Paraíba Feminina.

Para Mariana, feminismo é um movimento político, que agrega só mulheres que seguem suas diretrizes.

“Baseado nos estudo que eu venho realizando há uns anos, feminismo é um movimento de massa, coletivista é de cunho político de esquerda e é um movimento que busca a subversão dos sexos. A gente aprende que feminismo é sobre a questão da igualdade em defesa das mulheres e na verdade esse é o discurso bonito que a gente escuta sobre o feminismo. Mas não é só isso. É um movimento político, que agrega apenas as mulheres que seguem essa cartilha política. Não é um movimento de sororidade, é apenas para mulheres que batem continência para essa cartilha política”, afirmou.

Taty Valéria concordou com Mariana em seu posicionamento de que o feminismo é um movimento político, mais ligado à esquerda, e afirmou que esses direcionamentos não são deméritos para a causa.

“Eu concordo quando você diz que é um movimento político, e é. Quando você diz que é ligado a esquerda, também. Mas é preciso contextualizar isso. É ligado a esquerda por um único motivo: porque a esquerda agrega, pensa no coletivo e no social. É importante destacar que a palavra feminismo foi ao longo dos anos sendo vilipendiados pela mídia, pela imprensa, tanto que algumas pessoas são feministas mas elas recusam a usar esse termo de tanto que ele foi negativado pelas pessoas. É um movimento coletivo, inclusivo e mais ligado a esquerda e isso não é demérito”, rebateu Taty Valéria.

Veja debate na íntegra: