- Publicidade -
Cotidiano

MPPB instaura inquérito para localizar pais de bayeuxenses adotados por franceses

Ação surgiu após representação instaurada pela Aliança Bayeux Franco-Brasileira junto ao Ministério Público

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou inquérito para localizar os pais biológicos de dois nativos do município de Bayeux, na Grande João Pessoa. A portaria foi publicada na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial do órgão.

- Continua depois da publicidade -

A Notícia de Fato, que originou o inquérito, foi instaurada após representação da Aliança Bayeux Franco-Brasileira (ABFB). Os jovens, nascidos em Bayeux, foram adotados por franceses entre 1988 e 1989, e solicitaram apoio da ABFB no ano de 2018 a fim de encontrarem seus genitores.

Após várias trocas de mensagens via e-mail entre a ABFB e a Instituição de Apoio Educacional do ESATC na cidade do Loudéac, na França, foi descoberta a adoção de um dos solicitantes, aos três meses, do Educandário Eunice Weaver.

O MPPB alegou que “foram empreendidas diligências neste feito, dentre elas, que oficiasse junto à Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) solicitando informações sobre as adoções ocorridas no período correlato”.

Também foi requerido à Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba auxílio, junto ao CEJA, quanto às adoções feitas nos anos de 1988 e 1989, além de possíveis documentos arquivados de 1980 a 1990.

A 4ª Procuradora de Justiça Maria Edlígia Chaves Leite é quem assina a portaria e autoriza a investigação.

Comente

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar