Monte Horebe terá 14º salário, bolsas e Centro de Formação de professores

Para o prefeito Marcos Eron, “todo o esforço da gestão têm refletido em melhoria real do padrão de ensino, em satisfação pelos segmentos que compõem o sistema educacional e em condições de promover mais benefícios

O dia dos professores foi de grande festa para a educação de Monte Horebe, extremo oeste da Paraíba, na divisa com o Ceará. O pequeno município, com pouco menos de 5 mil habitantes, tem se destacado pelos acertos da gestão e mais uma vez saiu na frente. A Cidade Educadora saudou os seus profissionais através de uma live e de um drive thru. Na live, comandada pelas professoras Gabi e Márcia, aconteceu a distribuição de brindes e o anúncio de novidades que comprovam a preocupação da prefeitura em valorizar o trabalho dos professores. Merecem destaque o anúncio do 14º salário e de uma bolsa que, variando entre 2 e 6 mil reais, vai premiar os professores e professoras que se dedicam a transformar a educação de Monte Horebe em uma referência para toda a Paraíba.

Os dados que comprovam os acertos da gestão, referenciados pelo aumento do Ideb e a conquista do selo Unicef, por exemplo, são o aumento do número de alunos matriculados, a recuperação de todas as escolas, a diminuição da evasão, a qualificação profissional, os salários antecipados,a distribuição de notebooks e melhoria geral das condições de trabalho e agora, além do 14º salário garantido, as bolsas que podem chegar a 6 mil reais dependendo da qualificação e produtividade do professor.

O evento eletrônivo (live), além de repercutir o conjunto de ações que, a partir de 2017, vêm construindo uma nova e promissora realidade em Monte Horebe, também apresentou, através das arquitetas responsáveis, os projetos de construção de um ginásio poliesportivo no sítio Capim, de uma moderna creche no sítio Braga, de um Centro de Atendimento para pessoas com deficiência e também de um moderno Centro de Formação de Professores. Segundo a arquiteta Jéssica Árisla, “todas as obras têm padrões que estão além do que é comum na região, pois se preocupam com funcionalidade, com estética, com usabilidade, com conforto e projetam a cidade para um futuro de muito mais perspectivas e atendimento aos interesses da população”, garante.

No final da Live, que teve audiência, inclusive em outros estados, as comemorações se alongaram na Praça central de Monte Horebe com um drive Thru. Neste momento foram distribuídos brindes e promovidas homenagens presenciais aos professores. O conjunto de atividades e anúncios de benefícios confirmaram o propósito da gestão que é de real valorização do sistema educacional de Monte Horebe, a cidade educadora, título que ostenta por adotar os conceitos das cidades educadoras, movimento que, nascido na Espanha, mas adotado no Brasil por cidades como Curitica, preconiza uma relação mais efetiva e integrada entre educação e cidadania.

Para o prefeito Marcos Eron, “todo o esforço da gestão têm refletido em melhoria real do padrão de ensino, em satisfação pelos segmentos que compõem o sistema educacional e em condições de promover mais benefícios, como os que anunciamos neste dia dos professores, que vão desde a concessão de bolsas a construção de um centro de formação de professores, equipamento mais que necessário para toda essa região da Paraíba”, afirma o prefeito de Monte Horebe.