Mitos e verdades sobre queda de cabelos

A queda capilar é um episódio comum que afeta muitas pessoas, tenham elas cabelo liso, cacheado, ondulado ou crespo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é considerado natural perder de 100 a 200 fios por dia. No entanto, o que para alguns acontece dentro da normalidade, para outros pode ser sinônimo de preocupação. 

Independente da quantidade, a queda dos cabelos é sempre um assunto que gera debates, fomentando o surgimento de mitos e teorias. Temas como alimentação, higiene, cuidados com os cabelos e até mesmo uso de acessórios, como bonés e chapéus, são constantemente relacionados à queda capilar. 

Mas o que é verdade e mentira sobre a queda de cabelos? A falta de informação pode desencadear uma série de maus hábitos nos cuidados com os fios que podem, de fato, causar problemas de crescimento e saúde capilar. Diferentes órgãos especializados em dermatologia reúnem informações para conscientizar a população sobre o que é ou não verídico sobre o assunto. 

Importante ressaltar que, quando os episódios de queda passam a ser constantes, o ideal é buscar pelo apoio de um médico especialista para que, caso seja necessário, ele possa iniciar o tratamento antiqueda mais adequado, seja com uso de vitaminas ou de medicamentos como o Minoxidil

Boa alimentação pode ajudar a prevenir a queda de cabelo 

Verdade. Segundo o Ministério da Saúde e a SBD, existe uma relação direta entre a alimentação e a estética corporal, incluindo os cabelos. Se alimentar e se hidratar corretamente são os fatores mais importantes para ter fios saudáveis. 

Isso porque uma alimentação balanceada e rica em nutrientes fornece ao corpo todas as substâncias necessárias para favorecer o crescimento e fortalecimento do cabelo, evitando os episódios de queda. 

A SBD aponta os nutrientes ideais para quem deseja garantir força aos fios. Alimentos ricos em vitaminas A, B, C e zinco podem ajudar a deixar o cabelo mais forte, hidratado e lubrificado. 

A falta de higienização leva a queda capilar

Verdade. A higienização é um fator fundamental para a saúde dos fios. Conforme afirma a SBD, a falta de limpeza estimula a oleosidade no couro cabeludo, o que pode causar irritação, coceira e queda. O recomendado é lavar o cabelo de duas a três vezes por semana. 

Usar muito boné pode causar queda 

Mito. É comum ouvir teorias sobre o uso de acessórios na cabeça e a queda capilar. No entanto, de acordo com a SBD, não há evidências de que o uso de bonés ou chapéus possa favorecer a perda dos fios. 

O órgão aponta que, no caso de pessoas com dermatite no couro cabeludo, esses acessórios podem aumentar a oleosidade, mas sozinhos não provocam a queda.

Banhos muito quentes podem favorecer a queda

Verdade. O banho de água quente é bastante comum no inverno, como uma medida de manter o corpo aquecido mesmo nos dias frios. No entanto, lavar o cabelo em temperaturas muito altas pode ser prejudicial para os cabelos. 

Segundo a SBD, o calor excessivo provoca alterações nas propriedades do couro cabeludo e dos fios, podendo resultar em produção de caspa e favorecer a queda. 

Escovas progressivas podem provocar queda do cabelo 

Verdade. Muito se fala sobre as escovas progressivas e principalmente a relação entre elas e a queda capilar. Atualmente, existem diferentes tipos de processos químicos para cabelos no mercado e alguns deles podem, sim, ocasionar a perda dos fios. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza o uso de uma série de produtos utilizados para fazer procedimentos como esse, mas indica que o formol pode provocar malefícios como alergias, irritação e queda de cabelo.

Cloro de piscina ajuda a aumentar a queda 

Mito. Praticantes de esportes aquáticos, como natação e hidroginástica, certamente já ouviram falar do mito de que a água da piscina pode aumentar os episódios de queda capilar. Mas segundo a SBD, a teoria é falsa, já que o produto possui ação apenas para ressecar os fios e não provocar a perda deles. 

Alterações hormonais podem ocasionar a perda dos fios

Verdade. Segundo a Associação Americana de Ginecologia Laparoscópica, as alterações hormonais que ocorrem na menopausa podem provocar a queda de cabelo. Nesse período, há uma diminuição da produção de estrogênio, o que, por sua vez, provoca a redução dos níveis de colágeno, responsável pela saúde do cabelo.