O Mercado Público de Mangabeira, instalado na avenida Josefa Taveira, recebe mais uma vez nesta quarta-feira, 4 de outubro, o serviço itinerante do Procon-JP, das 8h às 12h. Assim como a aposentada Milza Gomes de Menezes, 68 anos, que teve o problema consumerista encaminhado para uma resolução a seu favor, dezenas de consumidores do bairro vêm procurando a assistência oferecida pela Secretaria através do atendimento no ônibus.
Milza de Menezes conta que, por um imprevisto pessoal, teve que atrasar o pagamento do boleto de um cartão de crédito de uma rede de lojas: “Não atrasei nem um mês e a multa veio muito alta, mais até do que o valor da fatura. Quando soube que o ônibus do Procon-JP vinha para o Mercado de Mangabeira, eu corri pra cá. E foi ótimo. Meu problema foi resolvido. Essa é a segunda vez que o Procon-JP me acode”.
O consultor jurídico que atendeu a moradora de Mangabeira Milza de Menezes, Durval Marinho de Melo Neto, salienta que o caso da consumidora está encaminhado para uma boa resolução.
Ele explica que “fizemos uma abertura de reclamação e já marcamos a audiência. Realmente, os juros vieram de forma abusiva. Ela quer pagar e até aceita o ônus dos juros, desde que não seja exorbitante como veio. No primeiro contato com a loja já conseguimos uma redução, mas, ainda está alto. Creio que na audiência de conciliação vamos abater mais ainda. E ela já está satisfeita”.
O atendimento no ônibus do Procon-JP, além de oferecer orientações, tirar dúvidas e abrir processo administrativo – caso seja preciso -, disponibiliza, ainda, consulta gratuita ao Serasa.
Documentos – O consumidor que desejar atendimento deve ter em mãos os originais e as cópias de documentos como identidade, CPF, comprovante de residência e a nota fiscal ou o contrato referente à reclamação. Para a consulta gratuita ao Serasa, é preciso apenas apresentar o CPF. Mas, caso as informações sejam para terceiros, é necessário uma procuração devidamente autorizada do nome a ser consultado.