Mata do Buraquinho tem mais de 500m² destruída e é depósito ilegal de entulhos

Mais de 500m² do Jardim Botânico Benjamin Maranhão, mais conhecido como ‘Mata do Buraquinho‘, em João Pessoa, foi destruído e se tornou depósito ilegal de entulhos na área. Isso é o que foi revelado na instauração do inquérito civil pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social, nesta sexta-feira (15).

A investigação se dá após uma denúncia anônima e, de acordo com o relato, “estão derrubando a mata na cara dura. Ali alguém que eu não posso falar, por medo de represálias, está patrocinando a colocação de entulhos, e toda vez que vai retirar o entulho acumulado, entra um pouquinho na mata. Já devastou mais de 500 m2 e ninguém toma providencias.”

Após uma vistoria preliminar realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam/JP), foi constatado que o cercamento da Zona Especial de Preservação da Mata do Buraquinho está danificado, permitindo o acúmulo de lixo e restos de construção civil. “A área, que deveria estar protegida, agora se encontra sem vegetação e com o solo compactado, evidências claras de degradação ambiental”, diz trecho do relatório dos fiscais da secretaria.

Ainda de acordo com a Semam/JP, não se encontrou os infratores durante as fiscalizações e, por isso, não se pode imputar ato administrativo.

O promotor de Justiça José Farias de Souza Filho solicitou informações adicionais à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Além disso, foi requisitada a instauração de inquérito policial para apurar as responsabilidades pelos crimes ambientais reportados.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab