Maria Valéria Rezende, Sérgio de Castro Pinto e poeta angolano são atrações da Ocupa Flit, neste sábado

Publicidade

O município do Conde recebe neste sábado (01), a partir das 16h, o Ocupa FLIT, evento que vai aquecer e preparar a cidade para a Festa do Livro Internacional da Paraíba (FLIT), que será realizada em setembro de 2019. O evento, que é uma realização da 4 Olhos Comunicação Cultural em parceria com o Sebrae Paraíba, Prefeitura Municipal do Conde, Fecomércio, Academia Paraibana de Letras e Governo do Estado, por meio da PBTur e da Funesc, será uma tarde de atividades culturais e literárias, com a presença de autores locais como Maria Valéria Rezende, Sérgio de Castro Pinto e o poeta angolano Abreu Paxe.

A programação do Ocupa FLIT, que será realizado no Sítio Tambaba e terá entrada gratuita, também vai contar com uma sessão de autógrafos com a escritora Maria Valéria Rezende, lançamento de livros, exposição artística, exibição de um curta-metragem e shows musicais, além de apresentação de grupos folclóricos. O Ocupa FLIT é o primeiro passo para a implementação da feira de livros de abrangência internacional em setembro de 2019.

Publicidade
ALPB

De acordo com o gerente da Agência Regional Sul do Sebrae Paraíba, Claudio Soares, um dos focos do evento é fortalecer os empreendimentos e negócios ligados ao trade turístico do litoral sul. “Ao ser realizado no Sítio Tambaba, o Ocupa FLIT ressalta a comunidade, que vem apresentando bom desenvolvimento na economia social do turismo. Nesse contexto de economia criativa, vemos que ações como essas são importantes para suprir a questão da sazonalidade e o período de baixa estação nos municípios do litoral sul. Também queremos fortalecer o calendário de eventos para potencializar a região”, avaliou.

A prefeita do município de Conde, Márcia Lucena, pontua que o Ocupa FLIT é muito importante para a região. “Nós estamos nessa construção, nessa luta com formação de professores e atividades estimulantes para que os estudantes entrem no processo regular de leitura, assim como toda a parte da sociedade que não está na escola, mas que também tem problema de leitura e de alfabetização. Então, é muito importante para o município porque nós temos o compromisso de fazer de Conde uma cidade leitora e esse é o passo fundamental para essa tarefa”, completa.

Além da própria feira, outra prévia será a Virada Multicultural FLIT, que também irá acontecer em setembro de 2019. Durante a virada, o município terá oficinas de economia criativa, de leitura e escrita, que serão realizadas nas comunidades e nas escolas do Conde (PB). A Festa do Livro Internacional da Paraíba foi idealizada para despertar a curiosidade e interesse pela leitura e escrita, além de aprimorar as demais formas de expressões de linguagem e comunicação no litoral sul paraibano.

Programação Completa

16h

Abertura – performance de Suzy Lopes

Boas vindas – Anastácia Alencar e Márcia Lucena

Doação de livros

200 exemplares de obras de vários autores para a escola da comunidade Sítio Tambaba

16h30

Estande Livraria do Luiz (autores paraibanos e livretos de literatura de cordel)

Grupo Folclórico do Sesc (xaxado, coco de roda, dança de salão, trio de forró)

Contação de história e roda de leitura (unidades móveis BiblioSesc)

17h30

As vozes da memória mundo – bate papo com o poeta angolano Abreu Paxe e com os autores paraibanos Maria Valéria Rezende e Sérgio de Castro Pinto

19h30

Projeto Pôr do sol literário (Confraria Sol das Letras) – mediação Hélder Moura

Lançamento do livro “Ninho de haicais”, de Maria Valéria Rezende

A voz do cordel (Academia de Cordel do Vale do Paraíba) poetas Marconi Araújo, Sander Lee, Fábio Mozart, Thiago Alves e Sander Brown

Performance musical Beto Cajá

20h15

Sessão de autógrafos com a escritora Maria Valéria Rezende (Livraria do Luiz)

Sessão de cinema – curta metragem (palco multimídia)

20h30

Exposição Parahybas – curadoria Ednamay Cirilo

(Galeria Zé Guilherme – galpão comunidade)

Molduras Poéticas – Zezita Matos e Carlyto Campos

21h

Grupo de capoeira Angola Berimbau Viola

Forró do nosso jeito

DJ Mamulengo

Comente

Camara Municipal