Mais uma: Cabo Gilberto publica fake news sobre ataques contra a Globo e Lula no desfile das escolas de samba

Trata-se de um vídeo editado, facilmente identificável, por sinal; site Boatos.org já checou a informação e atestou a falsidade do vídeo

Em mais um episódio de propagação de fake news, o deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PL) compartilhou, neste domingo (24), um vídeo onde supostamente o público das arquibancadas da Marquês de Sapucaí, no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, estaria gritando “Globo lixo” e ofensas contra o ex-presidente e pré-candidato à presidência Lula (PT).

”Essa vergonha será no crédito ou no débito, Rede Globo? Colhemos o que plantamos, a emissora passa 24h mentindo para o povo brasileiro, a conta chegou”, afirmou, ironicamente citando mentiras, o empolgado deputado.

Trata-se de um vídeo editado, facilmente identificável, por sinal. O site especializado em desmentir informações falsas Boatos.org já checou a informação e atestou a falsidade do vídeo.

Além da grosseira edição de áudio, onde o som ambiente troca durante a mudança dos gritos, há ainda a clara leitura labial do público que não bate com o áudio.

De acordo com o Boatos.org, inclusive, houve manifestação política durante os ensaios das escolas de samba carioca – momento da gravação do vídeo que circula – entretanto, foram em apoio a Lula.

Já nos dias de desfile, as manifestações políticas existiram em menor escala, e foram também contrárias ao que pregou Cabo Gilberto, sendo contra o presidente Jair Bolsonaro, com gritos de “Fora, Bolsonaro”.

O parlamentar paraibano mais uma vez compartilha fake news para atingir o eleitorado e líderes da esquerda. Em um episódio anterior, após publicação de matérias o Instagram identificou a publicação com a tarja de “informação falsa”, e Cabo Gilberto, para amenizar a vergonha, apagou a publicação.