Mais de 4 mil medidas protetivas foram expedidas em 2021 na PB, diz secretária

Dado foi divulgado por Lídia Moura, durante entrevista ao programa F5, desta quinta-feira, como forma de mostrar como a violência contra mulher cresceu este ano

4.694 medidas protetivas de urgência foram solicitadas por mulheres paraibanas nos primeiros quatro meses de 2021. o dado foi divulgado pela secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, durante entrevista ao programa F5, desta quinta-feira (29), como forma de mostrar como a violência contra mulher cresceu em 2021.

“Só em 2021, nos quatro primeiros meses, foram expedidas 4.694 medidas protetivas de urgência na Paraíba, o que demonstra que a violência aumentou muito”, disse.

Outro dado preocupante divulgado pela secretária, foi o número de mortes violentas de mulheres no ano de 2020. De acordo com Lídia, 93 mulheres foram assassinadas. Até o momento, dos números totais de mortes de 2020, 36 inquéritos foram concluídos e apontaram o crime de feminicídio.

“93 mulheres foram assassinadas em 2020, essas são mortes violentas de mulheres. O avançar dos inquéritos é o que vai definir se houve feminicídio ou não. Dessas 93 mortes, os inquéritos concluídos já apontam que 36 foram feminicídio, mas precisamos ainda avançar nos dados”, afirmou.

Lídia apelou para que a sociedade denunciem a violência contra mulher, pois é de extrema importância para evitar um feminicídio.

“A denúncia é muito importante. A esmagadora maioria dos agressores, quando a mulher tem uma medida protetiva, ele se afasta. A sociedade tem que tomar para si essa responsabilidade, de não tolerar a agressão contra mulheres. No memento em que a violência está acontecendo, a polícia irá tomar providências e pode ser evitado um feminicídio”.

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas em qualquer uma das 14 Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas em todas as regiões do Estado, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia.

Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar, para chamado de urgência) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica). Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia online no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br.