Mais de 26% dos inscritos no Enem 2023 faltam primeiro dia de prova na Paraíba

Cerca de 26,7% dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faltaram o primeiro dia de prova na Paraíba, que aconteceu em todo o país nesse domingo (5). De acordo com dados divulgados pelo pelo Ministério da Educação (MEC), dos 124.519 inscritos no Estado, 33 mil não compareceram.

Em todo o país, as faltas atingiram o percentual de 28,1%. O estado com maior percentual de abstenção foi o Amazonas, com 44% de faltas. Já Sergipe, atingiu a menor taxa, com 24, 6% de inscritos que não compareceram aos locais de provas.

Estudantes que foram prejudicados por condições climáticas e problemas de logística, e também aqueles que foram alocados em locais de prova em distância maior do que a previsão do edital (30 quilômetros), poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 12 e 13 de dezembro. Os casos de doenças e questões de saúde que impediram a realização da prova também dão direito à reaplicação. O requerimento será disponibilizado pelo Inep.

Exame
O Enem é considerado a principal porta de entrada para instituições de ensino superior nacionais e em Portugal e ocorre nas 27 unidades da federação, em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro). O resultado do Enem é usado para ingresso nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). O exame também é usado para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC). Este é o programa do governo que financia mensalidades em instituições privadas.