Maiores batedores de falta do futebol brasileiro

A famosa bola parada, um lance que pode mudar o rumo de um partida e, talvez, o resultado final. Quando um torcedor do futebol pensa em uma cobrança de falta, é impossível não se recordar de alguma especial. 

A bola parada é uma das maiores ameaças do futebol para a meta adversária, é o momento em que apenas a técnica de um jogador pode resolver o placar de uma partida

O futebol brasileiro já conheceu diversos especialistas em bola parada. Cada um tinha seu jeito e técnica na cobrança, mas o resultado era sempre o mesmo, golaço em cobrança de falta.

Batedores de falta que fizeram história

Relembre agora os maiores batedores de falta do futebol brasileiro. Quando esses caras estavam em campo, era garantido que um golaço de falta iria acontecer. 

  • Juninho Pernambucano

O meio-campista fez história no futebol nacional e internacional graças as suas cobranças de falta. Juninho Pernambucano com certeza foi um dos jogadores com maior versatilidade de batidas na bola.

No livro “How to Score: Science and Beautiful Game”, o físico Ken Bray cita Juninho como o maior cobrador de todos os tempos. 

Ken explica que o ex-vasco tinha capacidade de bater na bola de três maneiras diferentes: Topspin, que se assemelha mais a uma batida no Tênis, Sidespin, que é a mais comum e Knuckleball, que se assemelha como um arremesso de beisebol. 

  • Zico

Mais um meio-campista que também jogou no Rio de Janeiro, dessa vez pelo Flamengo. Zico fez parte daquela seleção que até hoje ninguém explica como não foi campeã mundial.

O Galinho tinha a batida chapada como sua maior característica em suas cobranças, é difícil encontrar algum lance em que Zico não colocasse a bola no lugar onde a coruja dorme.

  • Neto

Quem já viu as cobranças de Neto sabe que distância e ângulo não são um limite para ele. O ex-atacante dos quatro grandes paulista possui uma ampla coleção de gols na bola parada 

O ex-jogador e apresentador de televisão escreveu seu nome na lista de maiores batedores de falta do futebol brasileiro com seus gols decisivos em cobranças de bola parada.

Destaque para o gol marcado no jogo Flamengo X Corinthians em 1991, na ocasião o clube paulista venceu a partida por 3 a 2, um dos gols marcados foi uma exímia cobrança longa de falta feita por Neto, que garantiu a vitória. 

  • Marcos Assunção

Esse jogador entrou na história do futebol mundial por ter a marca de mais gols marcados em cobranças de falta. O número fica ainda mais impressionante quando o número de gols marcados pelo jogador entra no debate.

No total de sua carreira, Marcos Assunção anotou 139 gols, entretanto, 124 foram de cobranças na bola parada, o que dá aproximadamente 90% dos gols de sua carreira, um feito incrível. 

  • Rogério Ceni 

Goleiro goleador, exímio batedor de faltas, paredão artilheiro, esses são alguns adjetivos que podem ser citados ao falar de Rogério Ceni. O ex-goleiro e atual técnico do São Paulo conseguiu se tornar um destaque mundial mesmo tendo jogado apenas no Brasil.

Ceni é o goleiro com mais gols da história do esporte, suas cobranças de falta lhe renderam grandes momentos para o esporte, destaque para seu centésimo gol contra o rival Corinthians pelo campeonato brasileiro. 

Rogério tem 131 gols na carreira, sendo 62 de falta e 69 de pênaltis. Seu feito consegue ser superior que muitos atacantes do futebol mundial.