Veja onde se vacinar contra Influenza e Covid-19 em João Pessoa, nesta segunda-feira

vacinação é recomendada especialmente para crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais

Todas as salas de vacinas da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa promovem, de segunda a sexta-feira, ação preventiva com atualização da caderneta de vacinação. A busca ativa tem sido intensificada principalmente nesse período com maior incidência de chuva e mudanças de temperaturas, com a ocorrência no aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) e vírus respiratórios, como influenza e vírus sincicial respiratório (VSR), nos serviços de saúde da rede pública e privada.

Além da vacinação contra Influenza, que foi ampliada para toda população acima de seis meses de idade, o Ministério da Saúde passou a recomendar vacinas atualizadas contra Covid-19 para a variante XBB. A vacinação é recomendada especialmente para crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes e puérperas e outros grupos prioritários a partir de cinco anos de idade. As crianças com o esquema completo de vacinação (três doses) também poderão receber uma dose da vacina XBB com o intervalo mínimo de três meses desde a última dose recebida de qualquer vacina contra Covid-19.

Idosos, gestantes, crianças menores de 5 anos e puérperas, além de outras categorias que integram o grupo prioritário, devem procurar uma sala de vacina e garantir a proteção contra Covid-19 e Influenza. Essas são pessoas com mais vulnerabilidade a doença e podem evoluir com complicações em decorrência das síndromes respiratórias.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a Covid-19, gripe e suas complicações. É segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos pelas doenças. A constante mudança dos vírus requer um monitoramento global e frequente atualização, o que já acontece anualmente, da vacina contra a gripe e, mais recentemente, da Covid-19 XBB.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Vacinação domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, sendo necessário fazer agendamento por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (20):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina;

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira);

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina;

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira).

Home Center Ferreira Costa

Apenas vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue;

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira);

8h às 16h (sábado).

Shopping Sul

Apenas as vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue;

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira);

10h às 16h (sábado).

Shopping Tambiá

Apenas as vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue;

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira);

9h às 16h (sábado).

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 (apenas Whatsapp);

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira).