Lideranças do Povo Tabajara da Paraíba apresentam demandas na Funai, em Brasília

Foto: Débora Schuch/Funai

Lideranças do Povo Tabajara da Paraíba se reuniram nessa terça-feira (14) com a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, em Brasília, e apresentaram uma série de demandas que incluem agilidade em processos demarcatórios. Os caciques Carlos da Aldeia Barra de Gramame e Ednaldo da Aldeia Vitória, ambas situadas no município do Conde, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, participaram do encontro.

Os caciques também apresentaram à ministra uma denúncia de desmatamento em uma Área de Preservação (APA Tambaba) por parte de um grupo imobiliário que planeja construir um resort de luxo.

A Coordenação Regional (CR) de João Pessoa atua junto aos povos indígenas das etnias Potiguara e Tabajara. Criada em 2018, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas do estado da Paraíba. A área de atuação da Coordenação Regional –  João Pessoa abrange os municípios de Rio Tinto, Marcação, Baia da Traição e Conde, onde vivem aproximadamente 19,5 mil indígenas.