Juíza proíbe uso de bodes em festa tradicional de Cabaceiras

A Festa do Bode Rei, um dos maiores festivais de caprinos e ovinos do Brasil, que acontece neste fim de semana em Cabaceiras, na Paraíba, terá que se adaptar a uma decisão judicial que proibiu a utilização de bodes como entretenimento humano.

A juíza Adriana Maranhão da Silva, da Vara Única de Boqueirão, atendeu a um pedido do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas e determinou que a prefeitura de Cabaceiras não realize ou permita as atrações denominadas “pega de bode”, “fórmula bode”, “bode no sebo” e “futbode”, que envolvem a disputa de velocidade, destreza ou perícia com os animais.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (02) e estabelece uma multa de R$ 200.000,00 a R$ 1.000.000,00 em caso de descumprimento. A magistrada considerou que as atividades causam sofrimento e maus-tratos aos bodes e violam o direito ambiental.

A juíza sugeriu que as atrações podem ser realizadas com bonecos ou outros seres inanimados no lugar dos bodes. Ela também determinou a notificação das polícias Civil e Militar para cumprimento da ordem.