Integrada à associação internacional, Monte Horebe é oficialmente Cidade Educadora

Monte Horebe oficializou, na tarde desta terça-feira, 08 de novembro, a sua entrada na Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE. Desta forma Monte Horebe passa a ser a primeira cidade paraibana e a segunda do nordeste a fazer parte de um seleto grupo de municípios que, em vários países do mundo, Adota uma filosofia educacional inclusiva e cidadã que prioriza a disseminação de saberes como um processo amplo que envolve e contempla todos os seus habitantes.

Aproximadamente 500 cidades no mundo e 26 no Brasil estão ligadas a AICE, órgão responsável pelo processo de integração e pela participação efetiva dos seus membros através de compartilhamento de experiências, projetos e ações que buscam fomentar a educação e transformá-la em um instrumento eficaz para a melhoria da qualidade de vida de cada habitante e de toda a comunidade.

A reunião que selou a integração de Monte Horebe ao mundo das cidades educadoras contou com a participação da Diretora da Delegação de Cidades Educadoras para a América Latina, Laura Alfonso, de Camila Ventura e Silvina Ortiz, da equipe da Delegação (todas da cidade de Rosário, Argentina) e Nelson Bucker, coordenador executivo das Cidades Educadoras (de Curitiba, Paraná). Representando Monte Horebe participaram da reunião o Prefeito Marcos Eron, a Coordenadora Pedagógica, Márcia Nogueira, os coordenadores Daniel Almeida e Walacy Cardoso e os secretários Welton Gibson e Gilson Renato.

O prefeito Marcos Eron destacou a importância da inclusão de Monte Horebe entre as cidades educadoras, “essa forma de pensar e tratar a educação é, na realidade, antes de um opção técnica, uma decisão de vida. Nós já caminhamos muito positivamente e conquistas como o selo Unicef e a ampliação no Ideb são provas concretas dos progressos na educação de Monte Horebe. Participar, de forma efetiva e pioneira, da Associação Internacional de Cidades Educadoras e poder dialogar diretamente com cidades como Barcelona na Espanha, Rosário na Argentina e Curitiba no Paraná, entre outras cidades importantes do mundo, é ter oportunidade de oferecer aos nossos estudantes e a toda população as melhores experiências e projetos de educação do mundo. Estamos muito felizes e motivados para aproveitar tudo e transformar pra muito melhor a educação em Monte Horebe”, afirma Marcos.

A Diretora da Delegação de Cidades Educadoras para a América Latina, Laura Alfonso, disse que,”acolhemos com todo carinho a mais nova Cidade Educadora do Mundo e estamos prontos para dividir, auxiliar e acolher as melhores ideias e ações através de projetos inovadores na área de educação e cidadania. Seja muito bem-vinda Monte Horebe, é um orgulho tê-la entre nós agora”, afirma Laura. A reunião aconteceu por meio eletrônico entre 14H00 e 16H00 desta terça-feira.