Inmet desmente fake news sobre “fevereiro mais quente da história”

Uma mensagem que está circulando em grupos de WhatsApp e sendo compartilhada também no Facebook alerta para uma forte onda de calor no mês de fevereiro. O texto diz que “a Defesa Civil e os telejornais não divulgam para não assustarem a população, mas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e institutos do Chile, será o fevereiro mais quente que se terá registro na história de medições”.

A nota diz ainda que não há previsão para um dia sequer de chuva e deve haver desabastecimento de água e energia. São feitas também várias recomendações para cuidados com crianças e pessoas idosas.

Fake News

A mesma mensagem circulou no ano passado e já havia sido desmentida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O meteorologista Mamedes Luiz Mello destacou, na época, que “é um texto surreal, primeiro, porque ele coloca uma previsão igual para o país todo. O Brasil tem uma extensão muito grande, é muito difícil ter um período em que não chova em nenhuma área sequer. Então, é tudo uma pura mentira”, ressalta.

O Inmet divulgou ainda uma nota oficial: “O texto recentemente veiculado nas redes sociais sobre uma previsão de forte onda de calor no mês de fevereiro não procede, não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática, tratando-se, portanto, de notícia falsa”.

Equinócio

A mensagem falsa cita o fenômeno do equinócio, e diz para as pessoas permanecerem dentro de casa para não serem afetadas por ele. Na verdade, o equinócio ocorre em março, no início do outono, e em setembro, quando começa a primavera. É quando o sol cruza a linha do equador e os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz, deixando dia e noite exatamente com a mesma duração.

Previsão

Segundo a Epagri/Ciram, que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, em fevereiro a chuva estará abaixo da média, ocorrendo de forma mal distribuída, com algumas localidades apresentando pontuais bem mais elevados do que em outras, sobretudo do Oeste ao Planalto.

A chuva em fevereiro é causada pelas frentes frias, que passam com deslocamento rápido pelo litoral catarinense, e pela convecção da tarde. São localizadas e de curta duração com maior frequência entre a tarde e noite. A média mensal em fevereiro é de 150 a 170 mm, no Planalto, e chega a 210 mm no Oeste, Meio Oeste e no Litoral. Com informações do Portal Expresso.