Influenciadoras receberam R$ 450 mil para postar story com ‘publi’ do governo Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Internet

O governo Bolsonaro desembolsou R$ 449.000 para dez influenciadoras participarem de uma campanha publicitária voltada para o Instagram Stories, cujas postagens duram apenas um dia.

As influenciadoras publicaram, ao todo, 55 stories em seus perfis. A campanha foi desenvolvida em novembro de 2019 e tinha como foco o enfrentamento à violência contra a mulher.

O Instagram Stories é um recurso de compartilhamento de fotos e vídeos por 24 horas. As postagens só permanecem ativas por mais tempo se o usuário criar um destaque para salvá-las no perfil. Hoje, os stories duram até um minuto, mas, em 2019, o recurso era limitado a até 15 segundos.

Os nomes das influenciadoras, os valores pagos a cada uma e o número de publicações foram obtidos pela coluna via Lei de Acesso à Informação.

Na resposta à solicitação, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) diz que 48 stories não estão mais ativos nos perfis das influenciadoras pagas pelo governo Bolsonaro. A criadora de conteúdo Nina Secrets foi a única a manter as publicações no perfil, segundo a Secom.

Entre as contratadas estão a modelo Andressa Suita, casada com o cantor Gusttavo Lima, e a atriz Thais Fersoza, casada com o cantor Michel Teló. A influenciadora Shantal Verdelho, a atriz Flávia Pavanelli e a maquiadora Mari Maria também participaram da ação publicitária.

Andressa Suita é apoiadora de Bolsonaro e usou o Instagram para declarar voto no ex-presidente no dia do primeiro turno da eleição do ano passado. Já Fabiola Melo, uma influenciadora cristã, disse ter votado em Bolsonaro em 2018.

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Veja abaixo quanto cada influenciadora recebeu do governo Bolsonaro:

Thais Fersoza recebeu R$ 92 mil para publicar sete stories no Instagram;

Flávia Pavanelli recebeu R$ 42.900 para publicar quatro stories no Instagram e dois posts no Twitter;

Mariana Felício recebeu R$ 5.952,40 para publicar sete stories no Instagram;

Mari Maria recebeu R$ 48.600 para publicar quatro stories no Instagram e um vídeo no YouTube;

Shantal Verdelho recebeu R$ 28.600 para publicar sete stories no Instagram;

Andressa Suita recebeu R$ 70.000 para publicar sete stories no Instagram;

Juliana Goes recebeu R$ 18.750 para publicar sete stories no Instagram;

Fabiola Melo recebeu R$ 42.900 para publicar um storie no Instagram e um vídeo no YouTube;

Taciele Alcolea recebeu R$ 64.300 para publicar quatro stories no Instagram e um vídeo no YouTube;

Nina Secrets recebeu R$ 35.000 para publicar sete stories no Instagram.

Outro lado

A coluna procurou todas as influenciadoras citadas. A assessoria de Thais Fersoza informou que atriz aceitou o convite “por ser uma campanha totalmente voltada para alertar sobre a violência contra a mulher”.

A quantia de R$ 92 mil, segundo a assessoria de Fersoza, é compatível com os valores cobrados pela atriz. “A campanha não teve nenhuma relação com partido político ou com qualquer governante. Foi uma ação do governo federal para o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.”

Shantal Verdelho, também por meio de sua assessoria, disse que “foi contratada como uma prestadora de serviços pela Secretaria de Comunicação (Secom) para uma campanha sem filiação político-partidária com foco no tema do enfrentamento à violência contra a mulher, um assunto pertinente e que sempre defendeu”. Ela alega que recebeu R$ 20 mil para publicar sete stories no Instagram.

“Essa comunicação, feita há quatro anos, teve como objetivo influenciar mais mulheres a denunciarem abusos e maus tratos, por meio da campanha #Vctemvoz. Não há razão para voltar nesse assunto”, afirmou Shantal.

As outras influenciadoras não retornaram o contato da coluna. O espaço está aberto para manifestações.