IBGE: 13,4% da população da Paraíba já fez algum teste de coronavírus

Dados são da última edição da PNAD COVID19, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na quarta-feira (23)

Na Paraíba, até o mês de novembro, aproximadamente 539 mil pessoas, que representam 13,4% dos habitantes do Estado, tinham feito algum teste para saber se estavam infectadas pelo novo coronavírus. Os dados são da última edição da PNAD COVID19, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (23).

A aplicação de testes tem sido mais comum entre mulheres (14,9%) do que entre homens (11,8%), assim como junto àquelas pessoas que fazem parte do grupo de 30 a 59 anos (18,8%).

Dos testes realizados até então, 110 mil foram do tipo SWAB, em que o material é coletado com cotonete na boca ou nariz; 267 mil ocorreram por meio do teste rápido, com coleta de sangue por um furo no dedo; e 195 mil por meio do exame com sangue retirado na veia do braço.

No mês pesquisado, 199 mil pessoas apresentaram algum dos sintomas de síndromes gripais investigados pela PNAD COVID19. O número representa 4,9% da população paraibana. São considerados: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor, e dor muscular. Desse grupo, apenas 23,5% foram a estabelecimento de saúde para atendimento.