Hospital Clementino Fraga em JP implanta Ambulatório de Egressos da Covid-19

Novo serviço é destinado às pessoas que já testaram positivo e que também passaram pelo processo de internação na unidade

O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou um serviço diferenciado no âmbito do SUS. Trata-se do Ambulatório de Egressos da Covid-19. O novo serviço é destinado às pessoas que já testaram positivo para covid-19 e que também passaram pelo processo de internação no Clementino Fraga por conta da doença.

De acordo com a diretora técnica do CHCF, a médica infectologista Joana D’Arc Frade, a ideia do Ambulatório de Egressos da Covid-19 surgiu entre conversas com a direção geral e direção clínica do Complexo, do que poderia ser feito para otimizar a atenção aos portadores de covid, que tivessem passado pelo processo de internação no hospital, visando compreender melhor o perfil da doença e as consequências que poderiam ser geradas em médio e longo prazo.

Como funciona

A princípio, o Ambulatório de Egressos da covid-19 do Clementino Fraga conta com assistência primária em pneumologia, com a possibilidade de ampliação para as outras especialidades oferecidas pelo CHCF, referenciadas a partir deste novo ambulatório. 

O paciente de covid-19, quando recebe a alta médica, já sai com um agendamento programado para, após 15 dias, efetuar o retorno e passar pelo atendimento do novo serviço, se desdobrando para avaliações posteriores.

“Esse novo serviço deve permitir, ao longo do tempo, entender melhor o comportamento da pandemia no nosso estado e, particularmente, no Clementino Fraga.  Antes de tudo, esse atendimento é importante em termos até maiores do que o próprio Clementino Fraga, porque é um serviço que não se tem muitas referências de existir com esse perfil, inclusive em outros estados. É uma estratégia de acompanhamento inovadora, mostrando que o Clementino tem uma preocupação com a qualidade da atenção à saúde”, destacou a infectologista Joana D’Arc Frade.

Comente