A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) prorrogou o prazo de inscrição para a edição deste semestre do curso Dança Tribal Fusion. Agora, as interessadas têm até 29 de julho para se matricular. A ministrante do curso é a dançarina e professora Andrea Monteiro. Para a turma nível intermediário, a opção de horário é pela manhã, das 8h às 12h, e para iniciantes a opção é à tarde, das 14h às 18h. O curso se estenderá até o final de novembro, quando as participantes realizarão uma apresentação para mostrar o resultado do trabalho.
As interessadas podem se matricular junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC) de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h30. O custo mensal da oficina é de R$ 30. As aulas acontecerão na Escola de Dança do Teatro Santa Roza.
Tendo como foco principal a expressividade, o curso abordará diferentes linguagens, tais como break, ballet, dança do ventre e dança cigana, assim como técnicas de improvisação na construção do tribal fusion. Aliando elementos teóricos a uma prática atualizada, a atividade busca favorecer o intercâmbio, a reflexão sobre o ensino da dança e o interesse pela pesquisa neste segmento, assim como desenvolver processos criativos por meio de metodologias diversas.
Para a turma de nível intermediário é necessário, no mínimo, um ano de experiência em dança do ventre ou tribal. O certificado de conclusão será fornecido apenas a quem atingir, no mínimo, 70% de presença nas aulas.
Andréa Monteiro – De João Pessoa (PB). É bailarina, coreógrafa, professora, produtora artística e de eventos na área da dança. Começou seus estudos de danças orientais em 2006 e em 2009, com Kilma Farias (PB), iniciou-se na dança tribal, estilo ao qual tem se dedicado desde então. É integrante e co-criadora da 5ACia de Danças da Paraíba.
Sua formação inclui estudos em ATS® – American Tribal Style – com as professoras Sharon Kihara (USA), Mardi Love (USA), Ariellah Aflalo (USA), Emini DI Cosmo (AR), Nadja El Balady (RJ), Rebeca Piñeiro (SP) ATS®, Tribal Fusion com Mariana Quadros (SP), Joline Andrade (BA) e em dança cigana com a professora Alecsandra Matias (PB), além de experiências em dança contemporânea e jazz. Ministra cursos e workshops em dança tribal.