Fundac promove “viagem cultural” para seis adolescentes do CEJ

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac) e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio do projeto Pé no Espaço, proporcionaram uma verdadeira viagem cultural a seis adolescentes do Centro Educacional do Jovem (CEJ), esta semana. Eles tiveram o privilégio de conhecer a exposição ‘Claustrum’, do artista plástico paraibano Flávio Tavares, na Galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Atenciosos e encantados com a beleza das obras, os adolescentes foram acompanhados, nesta visita guiada, pelo curador da exposição, Edilson Parra, que explicava o significado de cada tela, como o artista pintou, as ideias centrais e como elas estavam contidas no contexto.

Segundo o coordenador de Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, Nilton Santos, os seis adolescentes foram atenciosos e ficaram encantados com tudo que viram. “Os adolescentes, quando souberam que a obra era de um artista paraibano, de renome, deram muita atenção e reconheceram, com encantamento, o potencial da obra e o que elas representavam”, declarou.

‘Claustrum’ é composta por cinco telas expostas que trazem temas como família, infância, juventude e inferno, que, juntas, formam um quadrilátero, simulando um ambiente de enclausuramento. A exposição faz parte do projeto ‘Panapaná – Novembro das Artes Visuais’, promovido pela Fundação Espaço Cultural (Funesc) e surgiu a partir do isolamento do artista durante a pandemia da Covid-19. ‘Claustrum’ significa ‘clausura’ em latim.

Contemplados – O Projeto Pé no Espaço já contemplou com esta sexta visita 60 socioeducandos. Na programação cultural também inclui idas ao Planetário, Gibiteca Henfil e cinema. A visita à galeria de arte foi a primeira vez. Essa parceria entre Fundac e Funesc está oportunizando a cada 15 dias visitação aos equipamentos de cultura disponibilizados no Espaço Cultural.

A logística para acompanhar e direcionar os adolescentes às visitas guiadas em cada equipamento de cultura contou com muitas mãos como Dora Figueiredo (diretora de eventos), Humberto Lopes (ator e gerência de Teatro), Cris Lucena (gerente de audiovisual), Damião Carvalho (gerente do planetário), Tony (servidor que tocou para os adolescentes) e Tatiana Cavalcanti (diretora da Gibiteca Henfil). Também participaram desta atividade cultural a presidente da Fundac, Waleska Ramalho; a diretora técnica, Débora Raquel; o diretor do CEJ, Wendow Lacerda; o jornalista Orlando Jr (Fundac) e vários agentes socioeducativos. Ao final, todos os adolescentes receberam um lanche.