FPF promete acabar com o mistério e divulgar times da 2ª divisão na quarta

A definição dos participantes do Campeonato Paraibano da 2ª Divisão já estava virando uma grande novela. Depois de anunciar que 11 clubes haviam se inscrito, e divulgado tabela e regulamento da competição, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) resolveu mandar a documentação de todos eles para análise do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PB). Só nesta quarta-feira o mistério deve acabar e a entidade deve finalmente anunciar quem está apto para jogar.

A promessa é do diretor jurídico da FPF, Marcos Souto Maior Filho, que usou as redes sociais para confirmar que já está de posse do parecer avaliando cada clube.

– A FPF quer acabar de uma vez por todas com essa problema da 2ª Divisão. Temos o parecer pronto, faltando apenas uma análise documental. Mas posso garantir que até amanhã (quarta-feira), no final da manhã, vamos divulgar quem participará da competição – explicou Marcos Souto Maior Filho, sem adiantar alguma possível exclusão.

Neste ano, a Federação passou a exigir as certidões negativas de débito fiscal com a União, como exige a legislação do Profut. Em um primeiro instante, apenas quatro clubes foram liberados: Internacional-PB, Sport Campina, Lucena e Nacional de Pombal. Mesmo sob o risco de esvaziar a disputa, a FPF encaminhou toda a documentação para análise do TJD-PB.

– O que o presidente Amadeu Rodrigues quer é apenas cumprir a legislação desportiva. Não queremos prejudicar nenhuma agremiação, mas insisto que não vamos fazer nada que esteja contra a lei. O nosso intuito é que o futebol paraibano cresça cada vez mais, com os times da primeira e segunda divisões, e os amadores – completou o diretor jurídico.

Pela tabela divulgada no mês passado, o Paraibano da 2ª Divisão começa no próximo dia 21. O regulamento original divide os 11 clubes em três grupos. No do Litoral, estão Femar, Internacional-PB, Miramar de Cabedelo e Spartax; no do Agreste: Lucena, Serrano-PB e Sport Campina; e no do Sertão: Cruzeiro de Itaporanga, Nacional de Patos, Nacional de Pombal e Sabugy.

Os dois primeiros colocados de cada chave e os terceiros colocados do Litoral e do Sertão avançam para a segunda fase, disputada no mata-mata. A primeira rodada da competição está marcada para o dia 21 de agosto. O campeão e o vice se garantem na elite do futebol paraibano em 2017.