Festival Pé na Areia acontece a partir desta terça-feira, em Lucena

Educação, preservação ambiental, cultura, identidade regional e cinema, tudo junto numa programação diversificada? Essa é a proposta do Festival Pé na Areia – Cinema e Meio Ambiente, que acontece entre os dias 17 e 23 de janeiro de 2023 na cidade de Lucena, litoral norte da Paraíba. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.

O festival surgiu como uma ação para promover cultura audiovisual e preservação do meio ambiente nas praias de Lucena, com foco na educação, na identidade regional e na sustentabilidade. “A ideia do projeto partiu de uma vivência pessoal nas praias de Lucena e da vontade de promover algo cultural no município”, explicou Cristhine Lucena, coordenadora do Pé na Areia.

“A questão do meio ambiente está relacionada a uma preocupação com o lixo nas praias, então, juntamos a arte com a ideia de preservação do meio ambiente. Pensamos que se alguma coisa está incomodando, vamos tentar fazer algo para melhorar”, complementou Cristhine, que também é sócia da produtora Rendeira Filmes, que realiza o Festival.
Noite das Ideias 2023

A proposta do Pé na Areia foi a vencedora do 4º Edital Noite das Ideias, lançado pela Embaixada da França no Brasil e Instituto Francês em 2022. Tendo como objetivo promover reflexão sobre temas contemporâneos envolvendo arte, ciência e sociedade civil, a iniciativa de fomento busca contemplar projetos que dialoguem com essa premissa.

”Uma amiga professora de francês enviou pra gente a divulgação do edital, cujo tema internacional é “mais?”. A partir daí, nós pensamos na sociedade que está sempre sendo levada pelo ‘mais consumo’, ‘mais trabalho’, ‘mais estresse’ e o projeto traz a ideia contrária: ‘mais natureza’, ‘mais consumo consciente’, ‘mais pé na areia’, ‘mais momentos desconectados’, detalha Cristhine Lucena.

Para Sébastien Dahyot, adido de cooperação e ação cultural na Embaixada da França no Brasil, o Festival Pé na Areia foi selecionado para participar da Noite das Ideias 2023 “porque ele consegue incentivar o debate e valorizar o conhecimento de forma lúdica e criativa através de rodas de conversas, exibição de filmes, oficinas, atividades, e com a presença de filmes franceses e instituições francesas como a Aliança francesa de João Pessoa, o laboratório de pesquisa LMI Tapioca e do Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD)”, destacou ele.

Programação

Na programação, haverá exibição de filmes, realização de uma oficina de serigrafia para alunos da rede municipal de ensino, roda de conversa e um mutirão de limpeza na praia de Lucena, em parceria com a Sudema e o projeto Mares Sem Plástico. Além disso, a Rendeira Filmes e a Uloth Productions produziram dois documentários de curta duração com pessoas de Lucena que contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente no local. Os vídeos Pé na Areia-Gerações serão exibidos nos dias de sessão de cinema na praça.

A noite do dia 19 será a abertura do evento que representa a Noite das ideias dentro do Festival Pé na Areia. Na praça principal de Lucena, às 18h30, haverá uma roda de conversa com a temática “Tem mais plástico do que peixe”’. Para esse bate-papo, o festival traz as pesquisadoras Anne Justino, da UFRPE e representante do LMI Tapioca, e Cláudia Cunha, da UFPB, e também a secretária de meio ambiente de Lucena, Carla Marcon, para discutir a contaminação dos mares e rios pelos resíduos sólidos, principalmente o plástico. Após a roda de conversa, haverá a exibição de curtas-metragens de língua francesa. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Numa programação paralela, realizada na Aliança Francesa de João Pessoa, serão exibidos os vídeos Pé na Areia-Gerações e um longa-metragem francês com temática relacionada à preservação dos mares. A exibição será gratuita e aberta ao público. A curadoria das obras foi feita pelo pesquisador e crítico de cinema André Dib.

Apoios

O Festival Pé na Areia conta com diversos apoios importantes, a exemplo da Aliança Francesa de João Pessoa, Cinemateca Francesa (através dos filmes cedidos), Projeto Mares Sem Plástico, Sudema e do Instituto de Investigação para o Desenvolvimento (IRD), dentre outros atores da sociedade civil. Sobre o impacto social dessa iniciativa no município, a gestão da cidade pontua que será algo inédito para a população.

“Sendo este o primeiro projeto de cinema com intenções didáticas, temos certeza que vai ser superimportante e que causará grande efeito para a comunidade como um todo, não só sendo um crescimento cultural, mas também um crescimento de uma consciência verde, limpa”, destacou Ernestina Cornélia, atual secretária de cultura de Lucena.

“O Festival Pé na Areia, integrando a programação internacional da Noite das Ideias 2023, prova a necessidade de desenvolver espaços de debate gratuitos e acessíveis para todas, todos e todes. A riqueza da programação e a diversidade dos parceiros reunidos no projeto terá um impacto muito positivo para Lucena”, complementou Sébastien Dahyot, adido da Embaixada Francesa.

Expectativa

Como uma primeira iniciativa independente que congrega arte, cultura, meio ambiente e cidadania no Litoral Norte da Paraíba, o Pé na Areia busca a participação ativa da população de Lucena. O objetivo é promover através de ações culturais e educativas, uma consciência ambiental e deixar um legado de preservação do ecossistema.

“A expectativa é promover uma ação que envolva a comunidade local e que a gente possa refletir juntos sobre o futuro das nossas praias, rios e mangues diante de uma grande quantidade de lixo produzido todos os dias”, enfatizou Cristhine Lucena.

“O problema do lixo é mundial, mas cada país deve tentar amenizar e buscar soluções junto com a comunidade para essa questão. A ideia é que esse festival Pé na Areia – Cinema e Meio Ambiente se torne um evento anual na cidade de Lucena e quem sabe possa chegar a outras cidades”, concluiu ela.

Sobre o Festival

O Festival Pé na Areia – Cinema e Meio Ambiente é uma ação de intervenção artístico-cultural e educativa, que tem como objetivo a preservação ambiental nas praias de Lucena, no litoral norte da Paraíba e cuja linguagem audiovisual é o carro-chefe das atividades. Essa primeira edição é uma realização da Renderia Filmes e conta com o patrocínio da Embaixada da França no Brasil através do Edital Noite das Ideias. Tem apoio do Consulado da França no Brasil no Recife, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, IF Cinèma (instituto francês), Aliança Francesa de João Pessoa e parceria da Prefeitura Municipal de Lucena, através da Secretaria de Cultura de Lucena.

Sobre a Rendeira Filmes

A Rendeira Filmes Produções LTDA é uma produtora de audiovisual da Paraíba, instituída em 2014. Os projetos da produtora estão vinculados principalmente aos seus sócios, e apresenta na sua cartela os curtas-metragens Menino Azul (2020); Não tema (2018); Contínuo (2014), com direção de Odécio Antonio e o recente curta-metragem “Aluísio, o silêncio e o mar” (2022), com direção de Luiz Carlos Vasconcellos. A Rendeira Filmes também Integra a cartela de apoio do filme longa-metragem “Espumas ao Vento” (2022) de Taciano Valério.

A produtora participou do VENTANA-SUR 2021, integrando o catálogo de projetos na seção PRODUCERS AND NEW TALENTS FROM PARAÍBA NORTHEAST OF BRAZIL com o projeto de longa-metragem “CHOFRE”, que também compôs o catálogo do VII GUIÕES/2021, marcando presença no evento de abertura: PT CO-PROD / PT IN-PROGRESS. Participou também do VENTANA-SUR 2022. Atualmente a produtora finaliza o documentário “Natal de Lourdes” com direção de Cristhine Lucena, capta recursos para realização do longa “CHOFRE” e realizará a primeira edição do Festival Pé na Areia – Cinema e Ambiente na cidade de Lucena-PB.

O quadro societário é composto pelos profissionais, Cristhine Lucena (produtora executiva, diretora de produção e elaboração de projetos), Odécio Antonio (ator, diretor, preparador de elenco e roteirista) que atuam no audiovisual desde 2003.