Fest Aruanda cancela homenagem a crítico de cinema após falas preconceituosas no RN

18ª edição do festival acontece de 30 de novembro a 6 de dezembro, no Cinépolis do Manaíra Shopping, em João Pessoa

A organização do 18° Fest Aruanda emitiu uma Nota Oficial, nesta quarta-feira (29), informando o cancelamento da uma das homenagens desta edição, devido a falas preconceituosas.

A 18ª edição do festival acontece de 30 de novembro a 6 de dezembro, no Cinépolis do Manaíra Shopping, em João Pessoa.

Segundo a nota, o crítico de cinema Inácio Araujo, proferiu falas classificadas como racistas e homofóbicas, durante o Festival de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.

“A organização do Fest Aruanda – até pelo escasso tempo de apuração dos episódios registrados – decidiu pela suspensão da participação do jornalista que seria homenageado por sua carreira no exercício da crítica há mais de quatro décadas, além de participação em mesa-redonda e no lançamento de um livro”, diz nota.

Confira a nota na íntegra

Considerando os últimos acontecimentos durante o Festival de São Miguel do Gostoso (RN), que envolveram o crítico de cinema Inácio Araujo, em que falas pronunciadas por ele foram classificadas (por pessoas presentes) como racistas e homofóbicas, a organização do Fest Aruanda – até pelo escasso tempo de apuração dos episódios registrados – decidiu pela suspensão da participação do jornalista que seria homenageado por sua carreira no exercício da crítica há mais de quatro décadas, além de participação em mesa-redonda e no lançamento de um livro. Deste modo, o Fest Aruanda mantém-se alinhado às pautas em defesa da diversidade, do respeito à dignidade humana e avesso, portanto, a todas as formas e manifestações de intolerância.