Fábrica é investigada por causar problemas respiratórios em moradores de JP

Inquérito civil é assinado pela promotora Cláudia Cabral Cavalcante

Foto: Google Maps

A empresa Decorart Gesso é investigada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), após ser denunciada por, possivelmente, estar promovendo poluição ambiental e prejudicando a saúde dos moradores vizinhos ao empreendimento, no bairro Funcionários III, em João Pessoa. O inquérito civil público foi instaurado nesta quinta-feira (23).

Na portaria de instauração do inquérito, assinada pela promotora de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, Cláudia Cabral Cavalcante, a denúncia sigilosa relata que “o funcionamento irregular da fábrica de placas de gesso tem causado danos à saúde das pessoas que residem nas proximidades, devido à constante exposição aos resíduos de pó de gesso que contêm amianto. Além disso, relata casos de vizinhos idosos que sofrem de problemas respiratórios, com históricos de internações e menciona o registro de uma pessoa que faleceu devido a câncer pulmonar”.

Uma inspeção realizada pela Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP) não encontrou sinais de má gestão de resíduos fora da área da empresa, mas revelou que a Decorart Gesso está em processo de licenciamento ambiental, com pendências no pagamento da taxa de licenciamento.

Veja documento:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab