Escritor Marcus Alves é homenageado no Dia Mundial da Poesia

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, participa, nesta quinta-feira (21), de um evento em comemoração ao Dia Mundial da Poesia, que será realizado no hall da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A participação do diretor, no evento, será como autor do livro ‘O Eterno e o Provisório’, lançado pela editora da UFPB. Haverá sessão de autógrafos.

“Eu recebi essa homenagem de maneira muito feliz. É algo tocante para nós, que somos escritores. Esse livro foi o meu primeiro de poesia publicado na Paraíba. Fico muito honrado porque a Biblioteca Central da UFPB é um ambiente que está no meu imaginário, faz parte da minha formação, já que tenho minha graduação toda feita lá, no curso de Comunicação”, declarou o escritor Marcus Alves.

Ela afirmou que a Biblioteca sempre foi um espaço extremamente valorizado por todos os escritores. “Por isso que, alguns anos atrás, fiz a doação de vários livros meus, da minha biblioteca pessoal, porque sinto que, na Biblioteca da UFPB, as obras são bem cuidadas. Eles têm um trabalho de formação de leitores, todo um cuidado com as obras, os livros e os autores. Isso é muito importante para quem escreve. Ali é uma casa de proteção, de acolhimento e de estímulo ao livro e à leitura”, pontuou.

Na publicação ‘O Eterno e o Provisório’, Marcus Alves emprega um traço poético. O escritor também possui outros lançamentos nessa linha, a exemplo de ‘Arqueologia’, pela Editora Moura Ramos, e ‘K encontra Paludes’, pela Editora do CCTA/Cartonera Aberta.

“Nós recebemos, como doação da Editora UFPB, exemplares do título ‘O Eterno e o Provisório’ para o qual estamos fazendo essa proposta de autógrafos. Fazemos a divulgação desse material junto a outros instituições fazendo permuta ou doação e, como temos exemplares a mais e é alguém da casa, já que o livro foi publicado pela editora UFPB, a própria editora faz doações de livros”, explicou a vice-diretora da Biblioteca Central da UFPB, Jacqueline Rimá.

Ela afirmou que esta é uma das formas que a Biblioteca utiliza para disseminar a informação por meio de livros. “Neste caso, fazendo um evento e convidando o autor para prestigiar, inclusive fazendo alusão à data. Tentamos unir os interesses, digamos assim, para poder celebrar os eventos que realizamos”, afirmou.

Rimá ressaltou que bibliotecários disseminam a leitura e um dos papéis da Biblioteca é promover acesso ao livro, à leitura, à biblioteca e promover eventos culturais. “A Biblioteca Central é um espaço de difusão cultural e de acolhimento. Na oportunidade, às 10 horas, temos visitas guiadas com alunos do ensino médio que vão estar aqui também. É uma oportunidade de incluir e fazer com que as pessoas tenham acesso a essas programações.

Doze de março foi de bibliotecário e, nesta quinta-feira (21), é o Dia Nacional da Poesia. Por isso, a UFPB está realizando, no mês do bibliotecário, uma comemoração alusiva à data. Dentro desta programação maior, nesta quinta será a comemoração do Dia Nacional da Poesia. Na semana que vem, serão palestras com temas específicos voltados para a bibliotecários.

A data – O 21 de março foi escolhido como Dia Mundial da Poesia na XXX Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1999. A ideia foi homenagear a poesia, promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas.

Essa data é também uma oportunidade para que leitores conheçam a poesia de novos autores, além de reverenciar os grandes nomes da poesia mundial, como Arthur Rimbaud, Carlos Drummond de Andrade, Emily Dickinson, Federico García Lorca, Maya Angelou, entre outros.