Enfermagem: tipos de equipo

O equipo é um acessório fundamental na medicina, afinal, é responsável por ajudar na administração de fórmulas de nutrição enteral, na hidratação dos pacientes e muitos outros fins.

Principalmente para os profissionais de enfermagem, que lidam com os cuidados dos pacientes diariamente, esse é um acessório fundamental.

Mas, existem diversos tipos diferentes de equipos, o que faz ser necessário conhecer suas diferenças para que seja escolhido o correto em cada situação. O conhecimento desses tipos de equipos faz com que seja realizada uma administração segura.

O que é um equipo?

O equipo se trata de um dispositivo útil para a administração de medicamentos e soluções intravenosas, inserindo esses produtos diretamente na corrente sanguínea do indivíduo. 

Ele é composto por um tubo de característica flexível, junto de uma agulha ou cateter que permite o acesso venoso. Também conta com um item de conexão para ligar o tubo ao recipiente onde estará o medicamento, fórmula, etc, que deverá ir para o paciente.

Ele pode ser necessário em situações diversas, como para realizar a hidratação do paciente, utilizado para a administração de uma dieta enteral, de medicamentos, para transfusões e muitas outras funcionalidades.

Tipos de equipo

A seguir, vamos conhecer os tipos de equipo disponíveis para uma administração segura e eficaz.

Equipo macrogotas

O equipo macrogotas é utilizado na administração de soluções intravenosas em grandes volumes, contendo uma câmara de gotejamento que irá permitir que o fluxo possa ser regulado em gotas por minuto.

Equipo microgotas

O equipo microgotas é o acessório utilizado para a administração de volumes pequenos, ao contrário do equipo de macrogotas. Neste caso, a câmara de gotejamento é menor e, por isso, irá permitir que o fluxo do líquido possa ser regulado a partir de microgotas por minuto.

Equipo para bomba de infusão

O equipo para bomba de infusão é o utilizado para quando se busca um ritmo constante e de forma controlada, conseguindo regular muito bem o fluxo do líquido administrado e também qual será a frequência utilizada em uma situação onde é necessário ter um maior controle da situação.

Equipo de dieta enteral

O equipo de dieta enteral é o responsável pela administração de uma dieta enteral (que será administrada diretamente no trato gastrointestinal do paciente). Trata-se de uma alimentação para casos especiais, onde não é possível manter uma alimentação convencional e nutritiva sem a ajuda de fórmulas nutricionais.

Equipo fotossensível

O equipo fotossensível é o indicado para administrar medicamentos que possuem sensibilidade à luz. 

Essa proteção se torna necessária quando um medicamento pode sofrer uma queda em sua eficácia ou causar tipos de reações prejudiciais ao paciente quando são expostos à luz. Por isso, esse equipo é de grande importância ao administrar esses medicamentos.

Equipo bureta

O equipo bureta é indicado para administrações que precisam de certa precisão na dosagem, assim como ocorre com pacientes pediátricos (crianças e adolescentes) ou até mesmo em terapias intensivas.

O tubo deste equipo é do tipo graduado, contendo uma escala numérica que garante o controle da quantidade exata de solução no momento da administração.

Equipo dial-a-flow

O equipo dial-a-flow é utilizado quando é necessário ter um controle preciso do fluxo de infusão, sendo responsável por permitir que seja ajustado o fluxo de forma precisa. Assim, o líquido será administrado em uma taxa que foi especificamente definida (por hora).

Equipo com injetor lateral

O equipo com injetor lateral irá permitir que o medicamento adicional seja administrado de forma direta na de infusão, dispensando a necessidade de que seja interrompido a administração principal que está sendo feita.

Ou seja, é uma maneira de garantir que mais de um medicamento seja administrado ao mesmo tempo sem que um atrapalhe o outro.

Equipo PVC Free

Por último, temos o equipo de PVC Free. Esse acessório é do tipo que não leva o PVC na composição, afinal, esse é um produto que pode prejudicar a saúde dos pacientes em determinados casos – como em situações onde o indivíduo é alérgico ao material e, por isso, deve ser evitado.