STF suspende ação do PSDB contra posse de Adriano Galdino na presidência da ALPB

Edson Fachin fundamentou sua decisão alegando "perda superveniente de objeto da presente ação"

Foto: Divulgação

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a ação impetrada pelo PSDB contra a recondução do deputado estadual Adriano Galdino à presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A informação foi confirmada pela assessoria da ALPB ao Paraíba Já, na noite desta quinta-feira (23).

Fachin fundamentou sua decisão alegando “perda superveniente de objeto da presente ação”, destacando que o PSDB abriu mão do processo dias depois de seu protocolo.

Relembre o caso

O deputado estadual e presidente do PSDB na Paraíba, Fábio Ramalho, expressou surpresa ao saber que o partido havia movido uma ação judicial contra Galdino no STF.

Fábio Ramalho garantiu que estava investigando a origem da ação e revelou que, ao tomar conhecimento do caso, entrou em contato com Marcone Perillo, presidente nacional do PSDB. Perillo confirmou estar ciente de uma ação no Nordeste, mas ambos decidiram solicitar a retirada do processo.

Fábio Ramalho também manifestou apoio a Galdino, afirmando que votaria nele para a presidência da ALPB no próximo biênio e elogiou sua gestão independente do governo.

“A ação foi patrocinada pelo partido, mas ninguém sabe quem foi. Eu estou falando a verdade do que eu sei. Com certeza foi um erro. Não vou dizer algo que não tenho certeza. Vou buscar as informações com calma, mas de antemão, o mais claro é que o PSDB concorda com os dois biênios de Adriano e, ele continuará presidindo a ALPB”, disse