Emocionada, Eleonora Menicucci recebe título de Cidadã Paraibana

Na tarde desta quinta-feira (26), a secretária especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, recebeu o título de Cidadã Paraibana, a partir da propositura da deputada Estela Bezerra (PSB). A ex-ministra declarou estar vivendo uma grande emoção, afinal, foi na Paraíba que se refez como cidadã, mãe e profissional, após sair da prisão na ditadura militar. “Tenho a maior alegria e estou com o coração muito feliz por isso. Esse foi o maior diploma que já recebi na minha vida”, ressaltou.

A entrega do título deu abertura a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o Governo do Estado fez a Paraíba avançar na participação dos municípios. Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, o objetivo da conferência, além de analisar a ação dos movimentos de mulheres e feministas e a política pública para as mulheres no âmbito estadual, é também discutir a criação de um Sistema Nacional de Políticas para Mulheres, incluindo o financiamento das políticas, como ocorre com as áreas de saúde e educação, e aprofundar a discussão sobre o sistema político com a participação das mulheres e a igualdade.

Antes da solenidade, Eleonora Menicucci declarou que a conferência muito tem a ver com a sua vida. “Aqui eu relembro toda a minha história. Temos que lutar sempre pelas mulheres, afinal, existe uma desigualdade de gênero muito grande na sociedade. A cultura patriarcal existe dentro e fora de casa e isso reverbera num machismo muito grande e num feminicídio que mata com um único motivo: ser mulher”, disse.

Emocionada, Eleonora afirmou, após fazer menção ao texto do jornalista Walter Galvão, que demonstra grandiosa consideração à proposta de título de Cidadã Paraibana à ex-ministra, que a sua ousadia maior é que com 71 anos continua sobrevivendo, resistindo, lutando e aceitando cada dia um desafio. “Cada dia me sinto mais jovem. Quem tem sonhos na vida, não envelhece. Cada sonho que se torna realidade te chama pra fazer mais”, declarou.

Além da deputada Estela e da ex-ministra Eleonora, Ana Lígia Feliciano, vice-governadora, Gilberta Soares, secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Verônica Lourenço, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e Gilma Germano, secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana também compuseram a mesa de abertura.

Lígia Feliciano assegurou que a entrega do título a Eleonora é a representação maior de respeito ao trabalho. “Na entrega do título, o que se respeita aqui é uma mulher que lutou pelo país, lutou pela democracia, luta pelos direitos das mulheres, luta pelo avanço das mulheres e tem uma trajetória de vida voltada para as mulheres. São mulheres como ela que devem servir de exemplo”, assegurou Lígia.

Honrada pelo recebimento do título, Eleonora Menicucci agradeceu o projeto de Estela Bezerra e disse ser um grande presente. Mas ressaltou que o cumprimento maior da tarde deveria ser dado a quem realmente merece: as mulheres. “Paraibana você é e é como paraibana que será tratada”, finalizou Estela. As informações são do Jornal A União.