Drogas e distúrbios de saúde mental

Como muitos distúrbios de saúde mental, vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento da dependência de drogas. Os principais fatores são:

  • Ambiente. Fatores ambientais, incluindo as crenças e atitudes de sua família e a exposição a um grupo de amigos que incentiva o uso de drogas, parecem desempenhar um papel no uso inicial de drogas.
  • Genética. Depois de começar a usar uma droga, o desenvolvimento da dependência pode ser influenciado por características herdadas (genéticas), que podem retardar ou acelerar a progressão da doença.

Alterações no cérebro

O vício físico parece ocorrer quando o uso repetido de uma droga muda a maneira como seu cérebro sente prazer. A droga viciante causa alterações físicas em algumas células nervosas (neurônios) em seu cérebro. Os neurônios usam substâncias químicas chamadas neurotransmissores para se comunicar. Essas alterações podem permanecer por muito tempo depois que você parar de usar o medicamento.

Fatores de risco

Pessoas de qualquer idade, sexo ou situação econômica podem se tornar dependentes de uma droga. Certos fatores podem afetar a probabilidade e a velocidade de desenvolver um vício:

  • História familiar de vício. A dependência de drogas é mais comum em algumas famílias e provavelmente envolve um risco aumentado com base nos genes. Se você tem um parente consangüíneo, como um pai ou irmão, viciado em álcool ou drogas, corre um risco maior de desenvolver um vício em drogas.
  • Distúrbio de saúde mental. Se você tem um distúrbio de saúde mental, como depressão, transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) ou transtorno de estresse pós-traumático, é mais provável que se torne viciado em drogas. O uso de drogas pode se tornar uma forma de lidar com sentimentos dolorosos, como ansiedade, depressão e solidão, e pode agravar ainda mais esses problemas.
  • Pressão dos colegas. A pressão dos colegas é um forte fator para começar a usar e abusar de drogas, principalmente para os jovens.
  • Falta de envolvimento da família. Situações familiares difíceis ou falta de vínculo com seus pais ou irmãos podem aumentar o risco de dependência, assim como a falta de supervisão dos pais.
  • Uso precoce. O uso de drogas em uma idade precoce pode causar alterações no cérebro em desenvolvimento e aumentar a probabilidade de progredir para o vício em drogas.
  • Tomando uma droga altamente viciante. Algumas drogas, como estimulantes, cocaína ou analgésicos opióides, podem resultar em um desenvolvimento mais rápido do vício do que outras drogas. Fumar ou injetar drogas pode aumentar o potencial de dependência. Tomar drogas consideradas muito viciantes como ayahuasca ou menos viciantes – as chamadas “drogas leves” – pode iniciá-lo no caminho do uso e dependência de drogas.

Complicações

O uso de drogas pode ter efeitos significativos e prejudiciais a curto e longo prazo. Tomar alguns medicamentos pode ser particularmente arriscado, especialmente se você tomar altas doses ou combiná-los com outras drogas ou álcool. Aqui estão alguns exemplos.

  • A metanfetamina, os opiáceos e a cocaína são altamente viciantes e causam várias consequências para a saúde a curto e longo prazo, incluindo comportamento psicótico, convulsões ou morte por overdose. Drogas opioides afetam a parte do cérebro que controla a respiração, e a overdose pode resultar em morte. Tomar opioides com álcool aumenta esse risco.
  • GHB e flunitrazepam podem causar sedação, confusão e perda de memória. Essas chamadas “drogas de estupro” são conhecidas por prejudicar a capacidade de resistir ao contato indesejado e à lembrança do evento. Em altas doses, podem causar convulsões, coma e morte. O perigo aumenta quando essas drogas são tomadas com álcool.
  • O MDMA – também conhecido como molly ou ecstasy – pode interferir na capacidade do corpo de regular a temperatura. Um pico severo na temperatura corporal pode resultar em insuficiência hepática, renal ou cardíaca e morte. Outras complicações podem incluir desidratação grave, levando a convulsões. A longo prazo, o MDMA pode danificar o cérebro.
  • Um perigo particular das drogas de clubes é que as formas líquidas, em comprimidos ou em pó dessas drogas disponíveis na rua geralmente contêm substâncias desconhecidas que podem ser prejudiciais, incluindo outras drogas farmacêuticas ou fabricadas ilegalmente.
  • Devido à natureza tóxica dos inalantes, os usuários podem desenvolver danos cerebrais de diferentes níveis de gravidade. A morte súbita pode ocorrer mesmo após uma única exposição.

Outras complicações que mudam a vida

A dependência de drogas pode criar uma série de complicações perigosas e prejudiciais, incluindo:

  • Contrair uma doença infecciosa. As pessoas viciadas em drogas têm maior probabilidade de contrair uma doença infecciosa, como o HIV , por meio de sexo inseguro ou compartilhando agulhas com outras pessoas.
  • Outros problemas de saúde. A dependência de drogas pode levar a uma série de problemas de saúde mental e física de curto e longo prazo. Estes dependem de qual droga é tomada.
  • Acidentes. As pessoas viciadas em drogas são mais propensas a dirigir ou fazer outras atividades perigosas enquanto estão sob a influência.
  • Suicídio. As pessoas viciadas em drogas morrem por suicídio com mais frequência do que as pessoas que não são viciadas.
  • Problemas familiares. Mudanças comportamentais podem causar problemas de relacionamento ou conflito familiar e custódia.
  • Problemas de trabalho. O uso de drogas pode causar queda no desempenho no trabalho, absenteísmo e eventual perda do emprego.
  • Problemas na escola. O uso de drogas pode afetar negativamente o desempenho acadêmico e a motivação para se destacar na escola.
  • Questões legais. Problemas legais são comuns para usuários de drogas e podem resultar da compra ou posse de drogas ilegais, roubo para sustentar o vício em drogas, dirigir sob a influência de drogas ou álcool ou disputas sobre a custódia dos filhos.
  • Problemas financeiros. Gastar dinheiro para apoiar o uso de drogas tira dinheiro de outras necessidades, pode levar a dívidas e a comportamentos ilegais ou antiéticos.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir o vício de uma droga é não tomá-la. Se o seu médico prescrever um medicamento com potencial para dependência, tenha cuidado ao tomar o medicamento e siga as instruções.

Os profissionais de saúde devem prescrever esses medicamentos em doses e quantidades seguras e monitorar seu uso para que você não receba uma dose muito grande ou por muito tempo. 

Se você sentir que precisa tomar mais do que a dose prescrita de um medicamento, converse com seu médico.

O melhor a ser feito é entrar em contato com uma clínica de recuperação para assim realizar o tratamento ideal