Dia da Consciência Negra: população diz que racismo ainda é forte contra negros

Dia 20 de novembro é comemorado, em todo Brasil, o Dia da consciência negra. A data homenageia Zumbi, que foi líder do Quilombo dos Palmares e um mito da resistência dos escravos no período do Brasil Colônia. Zumbi foi traído e morto no dia 20 de novembro de 1695.

Mesmo existindo no Brasil uma lei que configura como crime o racismo há 26 anos, ele ainda é sentido na pele e deixa marcas em quem é vítima dele. A reportagem do Paraíba Já foi às ruas de João Pessoa para saber da população se este tipo de preconceito é ainda preponderante nas relações sociais com negros. Para eles, o preconceito ainda é um estigma na vida dos negros.

A Paraíba tem uma população composta por 236 mil negros, representando 6,67% da população paraibana. Dentro do universo da população negra no Estado, a maioria é masculina. Ao todo 135 mil, que configura percentualmente 51,33%, enquanto mulheres são 128 mil, com um percentual de 48,67% da população.

Esses números representam pessoas que, por carregarem em sua pele a cor negra, ainda sentem enraizado o preconceito e sofre com ele. Sempre é bom relembrá-los, não apenas no Dia da Consciência Negra, para essa parcela da população, a sociedade mascara, não assume o preconceito, mas o pratica constantemente.