O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) comprou uma queda de braço com o Governo Federal. Ele é relator da Medida Provisória (MP) que libera os saques do FGTS e incluiu no seu parecer um dispositivo que quebra o monopólio da Caixa, permitindo o acesso aos recursos a bancos privados.
Hugo Motta disse, em entrevista ao O Globo, que a direção do Banco, ao tomar conhecimento de que o parecer iria propor a extinção do monopólio, com a Caixa passando a exercer apenas a função de custodiante dos depósitos do FGTS, começou a pressionar o Governo – que respondeu à pressão e agora faz lobby para a retirada do dispositivo que acaba com o monopólio.
O paraibano disse que “não abriria mão” do destaque.
Ainda de acordo com O Globo, o pedido da inclusão deste destaque teria sido, a princípio, do próprio governo. Agora, Bolsonaro afirma que tanto ele quanto a equipe econômica são contrários à quebra do monopólio da Caixa.
“Lamento a imprensa divulgar notícia falsa com o interesse de nos colocar contra o Norte e Nordeste, impactando diretamente programas de habitação e saneamento como ‘Minha Casa Minha Vida'”, escreveu Bolsonaro no Twitter.