Curso de operação de câmera para audiovisual oferta 20 vagas em JP

Tem experiência com captação de vídeo e quer aprofundar seus conhecimentos? É videomaker amador(a) e deseja agregar noções e técnicas profissionais? Nunca teve nenhuma experiência com filmagem profissional, mas tem interesse em aprender com quem entende muito? Foi para atender a essas demandas que a Associação dos Amigos do Centro Estadual de Arte da Paraíba – AACEA resolveu disponibilizar o curso Operação de câmera para audiovisual, com apoio institucional do Cearte-PB.

Com duração de três dias e 24h de carga horária, a atividade acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro durantes os turnos manhã e tarde na Escola de Dança do Cearte-PB, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo- FUNESC, em João Pessoa (PB). O valor da inscrição é de R$ 300,00 pago via PIX. Serão ofertadas 20 vagas para pagantes mais 03 bolsas destinadas a pessoas de segmentos socialmente mais vulneráveis (pretos, indígenas, transexuais e/ou não binárias). As inscrições serão realizadas através do LINK: https://forms.gle/7PRywqaC3y6T3WMZ8.

A iniciativa foi pensada como uma forma de suprir uma demanda muito forte na capital paraibana e região, de busca por uma maior profissionalização e aprofundamento nos modos de filmagem e captação de imagens para audiovisual, nas suas variadas propostas narrativas, formatos e suportes técnicos.

“Pensamos numa proposta de curso que seja interessante tanto para o profissional que trabalha com cinema, publicidade, produção de conteúdo audiovisual para Internet, quanto ao fazedor de vídeos amador, que filma com sua câmera de celular, e até mesmo para quem não tem experiência alguma na área”, revelou Laura Moreno, presidente da AACEA e diretora do Cearte-PB.

Ministrante

O curso será ministrado por Leandro Cunha, fotógrafo e realizador audiovisual paraibano com larga experiência de trabalhos em cinema, publicidade e outras áreas nesse campo e com vários trabalhos no currículo. Atualmente dirige a produtora Artesão Filmes, com sede em Recife (PE).
Para Léo, realizar o curso é uma oportunidade de compartilhar saberes e experiências, mas também de aprender e agregar novos olhares através da interação com as e os cursistas. “É sempre muito bom pra mim ministrar cursos como esse porque posso compartilhar minha experiência e meu conhecimento como fotógrafo e videomaker, mas principalmente porque é na interação, na troca de ideias que se aprende e se evolui como profissional”, destacou Leandro.

Vagas gratuitas

Serão concedidas 03 bolsas para participação gratuita no curso para pessoas de segmentos socialmente mais vulneráveis: pretas/pardas, indígenas, trans e/ou não binárias. Para concorrer a essas vagas, o candidato ou candidata deve especificar e escrever no campo do porquê deseja participar da atividade uma justificativa.
Para Laura Moreno, presidente da AACEA, disponibilizar essas vagas gratuitas é um modo de assumir responsabilidade social. “Acredito que atividades assim também tem uma função social de incluir pessoas que de outro modo não teriam como ocupar esse espaço”, ressaltou ela. Na mesma direção, o ministrante Leandro Cunha reforçou a relevância das cotas sociais e raciais também nesse tipo de curso. “É preciso entender que a inclusão, para ser real e efetiva, precisa partir de ações afirmativas em todos os espaços de ensino-aprendizagem, o que também abarca um curso como esse”, enfatizou ele.

Sobre o curso

O curso tem por objetivo aprofundar conhecimentos técnicos e estéticos relacionados à captação de imagens em movimento, da convergência entre outros suportes como câmeras fotográficas, celulares e câmeras de vídeo convencionais, dslrs, cinematográficas, etc.
Sobre o ministrante
Leandro Cunha é graduado em Ciências Sociais pela UFPB (2005). Tem Especialização em Fotografia pelo SENAC-SP (2008) e Mestrado em Comunicação pela UFPB (2017). Ministra cursos em direção de fotografia, fotografia fixa, documentário. Diretor da produtora audiovisual Artesão Filmes, onde atualmente desenvolve projetos em audiovisual e fotografia.

SERVIÇO:
Cearte-PB abre inscrições para novos alunos em todas as áreas artísticas
Data: 21, 22 e 23 de outubro de 2022
Local: Escola de Dança do Cearte-PB, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo- FUNESC, em João Pessoa (PB)
Inscrições: https://forms.gle/7PRywqaC3y6T3WMZ8
Assessoria de Imprensa – Cearte-PB
Contato: [email protected]