Crise no DEM: Bosquinho vive dilema e Lucas pode escolher PSL ou Rede

As coisas não estão nada estimulantes dentro do DEM para os dois vereadores de João Pessoa da legenda. A insatisfação de Bosquinho e Lucas de Brito faz com que eles considerem sair do partido. Isso porque até mês passado, quem presidia o partido na Capital era Bosquinho, que compõe a bancada de base do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), até a intervenção da Executiva Estadual, em que pôs o filho do ex-senador e atual presidente do DEM da Paraíba, Efraim Morais, à frente da legenda.

As coisas não estavam fáceis há meses no partido. Mesmo que o comando estivesse nas mãos de um aliado de Cartaxo, Lucas de Brito já integrava a bancada de oposição. Para muito além disso, foi renovada a aliança entre o DEM e o PSB, do governador Ricardo Coutinho, na convenção estadual do partido, ocorrido no final de outubro deste ano. Ambos os vereadores são dissidentes desta aliança.

O vereador Lucas de Brito afirmou que é preciso que a presidência do Diretório de João Pessoa deve ficar nas mãos de um dos vereadores, algo que não põe tanta fé. Mas apesar das diferenças, pode haver alguma aproximação com o grupo girassol, pois estuda se filiar ao PSL, que é presidido pelo deputado Tião Gomes, um dos principais aliados de Ricardo. Além disso, ele também estuda se filiar ao Rede Sustentabilidade e que já havia participado de algumas reuniões quando ainda estava se formando o partido na Paraíba. Decisões mesmo, apenas no apagar das luzes do prazo eleitoral que permite a troca de partido: março de 2016.

Já Bosquinho vive um dilema. Ele escolheu continuar na base de Luciano Cartaxo, mesmo sabendo da aliança entre DEM e PSB desde 2009 e os socialistas já anunciaram que irão ter candidato próprio, João Azevêdo.

Bosquinho não pode simplesmente trilhar os mesmos caminhos dos colegas aliados do prefeito, que abandonaram o PT para ir ao PSD, como Bira e Benilton Lucena. “O partido está cheio de cacique”, afirmou ele, sabendo que se filiando ao PSD, as chances de reeleição do mandato serão menores. Atualmente, o PSD possui, além de Bira e Benilton, Raíssa Lacerda e Marmuthe Cavalcante em seu quadro de vereadores na Câmara de João Pessoa.