Covid-19: feirantes de João Pessoa serão testados antes da reabertura dos mercados

Além dos testes, os trabalhadores terão acesso a vacinas para gripe e receberão máscaras e protetores faciais

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) anunciou, nesta sexta-feira (17) o protocolo de retomada das feiras livres no município, concluindo a terceira etapa do plano de flexibilização das medidas de isolamento. A partir desta segunda-feira (20), retornam às atividades as feiras de Oitizeiro, Mercado Central, Grotão, Jaguaribe, Mangabeira 8, além do Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf).

Conforme a prefeitura, todos os feirantes serão testados para detecção do novo coronavírus. Além dos testes, os trabalhadores terão acesso a vacinas para gripe e receberão máscaras e protetores faciais. As bancas terão a distância de 1,5 m entre uma e outra e o distanciamento entre as pessoas também deve ser mantido.

Cronograma de testes

Na segunda e terça-feira, os 400 feirantes da Feira de Jaguaribe serão atendidos na Escola Municipal Francisco Edwar de Aguiar. Na quarta-feira, os 150 feirantes do Mercado Central passarão pelos atendimentos no Parque da Lagoa. Na quinta-feira, 60 feirantes da Feira do Rangel serão atendidos na Escola Municipal Dumerval Trigueiro e 50 feirantes de Mangabeira VIII devem comparecer à Escola Municipal Afonso Pereira da Silva.

Os 500 trabalhadores cadastrados na Feira do Oitizeiro devem comparecer na quinta ou sexta-feira à Escola Municipal Castro Alves; os 200 comerciantes da Feira do Grotão serão atendidos na Escola Municipal Antônio Nominando Diniz e os 150 feirantes da Cecaf, serão atendidas na própria Cecaf, também na sexta-feira. Todos os atendimentos serão realizados no período da tarde, conforme cronograma. A distribuição em dias e pontos de atendimento diferentes facilita o acesso dos profissionais próximo ao local de trabalho e reduz a possibilidade de aglomerações.

O trabalho será realizado por mais de 100 profissionais da Diretoria de Serviços Urbanos e agentes de Controle Urbano, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e enfermeiros, técnicos de enfermagem, de testagem rápida e de apoio da Secretaria Municipal de Saúde.