Covid-19: Cândida Vargas realiza testes em gestantes atendidas no ambulatório

Há mais de 20 dias o ICV começou a testagem com os acompanhantes das grávidas, buscando oferecer proteção contra o vírus

Para garantir a segurança dos pacientes e trabalhadores do Instituto Cândida Vargas (ICV), profissionais do Ambulatório da unidade iniciaram, na manhã desta sexta-feira (28), os testes rápidos com as gestantes que chegam ao setor para realizar o pré-natal nos próximos dias. Há mais de 20 dias o ICV começou a testagem com os acompanhantes das gestantes, buscando oferecer proteção contra o vírus, e já registrou mais de 500 testes.

“Essa testagem só é possível com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde. Com esses testes, vamos garantir ainda mais segurança no nosso ambiente, podendo oferecer aos pacientes mais proteção contra o vírus”, disse o diretor administrativo do ICV, Marcelo Melo.

Realizar a testagem para diagnóstico é uma estratégia importante no combate à pandemia, pois, assim, é possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a transmissão. Diante de exame positivo, a gestante é isolada e atendida por um profissional experiente que a orientará sobre a conduta diante do seu quadro clínico. Além disso, será notificado ao serviço de epidemiologia do Instituto.

Segundo a coordenadora do ambulatório do ICV, Viviane Meneghetti, as gestantes são consideradas grupo de risco, pois têm mais chance de agravar e necessitar de suporte intensivo. “Essas mulheres não podem parar de realizar suas consultas de pré-natal, logo oferecer esses testes a nível ambulatorial, juntamente com medidas sanitárias e distanciamento social, ajuda enquanto estratégia importante para adesão ao pré-natal”, reforçou.

Apenas as gestantes vinculadas ao serviço de pré-natal do Instituto serão testadas, não sendo aberto para o público geral.

Acompanhamento

Além dessa testagem, que iniciou nesta sexta-feira, no ambulatório, e a dos acompanhantes dos pacientes, as outras gestantes que usam o serviço da unidade estão sendo testadas desde o dia 18 de março. Deste período até o dia 21 de maio, 312 casos foram notificados, sendo 62 confirmados, 250 descartados e 1 óbito.