Coro Sinfônico da Paraíba apresenta concertos nas cidades de Areia e Lagoa Seca

O Coro Sinfônico da Paraíba vai participar, esta semana, de eventos de destaque em duas cidades paraibanas. Nesta quinta-feira, dia 30 de maio, se apresenta no 2 º Festival Sesc Paraíba de Música, em Areia, e no sábado, 1º de junho, na abertura da Trezena de Santo Antônio, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. Os concertos terão regência do maestro Daniel Berg.

Pela primeira vez participando do Festival Sesc Paraíba de Música, o Coro Sinfônico vai apresentar em Areia um repertório variado, que vai do erudito ao popular. A primeira parte do concerto é dedicada à literatura musical internacional, com clássicos da música vocal de várias culturas e distintos períodos, incluindo a abertura de Carmina Burana, de Carl Orff; árias das grandes óperas, a exemplo de Brindisi da Ópera Carmen, de Verdi, e o conhecido Haleluia, de Handel.

Na segunda parte será apresentado um repertório totalmente brasileiro, com músicas de compositores paraibanos já consagradas pelo público nordestino, entre elas, Paraíba Joia Rara, de Tom Oliveira, e Meu Sublime Torrão, de Genival Macedo.

O concerto do Coro Sinfônico da Paraíba começa às 20h, nesta quinta-feira, no palco principal. O 2º Festival Sesc Paraíba de Música está sendo realizado desde segunda-feira, e segue até este sábado (1º), com apresentações no Calçadão João Cardoso, no Teatro Minerva e no Espaço da Cultura e Arte Horácio de Almeida.

Em Lagoa Seca, o coro vai apresentar concerto na abertura da Trezena de Santo Antônio, que acontece neste sábado, às 20h, no Convento Ipuarana. Além das músicas do concerto de Areia, nesta apresentação será acrescentado o repertório sacro para coro do compositor Tom K.

Na opinião do frei Artur Bruno, Guardião do Convento Santo Antônio, o Coro Sinfônico vai abrilhantar a celebração religiosa que marca a abertura da festividade no convento Ipuarana. “Acreditamos que a música desempenha um papel fundamental na criação de uma atmosfera de celebração e reverência, e a presença do Coro Sinfônico da Paraíba certamente contribuirá para tornar esse momento ainda mais especial e significativo para todos os presentes. A festa de Santo Antônio é um evento de grande importância para nossa comunidade, sendo uma expressão vívida de nossa devoção religiosa e de nossa identidade cultural”, afirmou.

Coro Sinfônico da Paraíba

Fundado em 1960, é o coro oficial da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade.

Tem atuado junto à OSPB em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares. O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros.

O maestro – Daniel Berg possui graduação em Língua Francesa, bacharelado em Música e mestrado pela Universidade Federal da Paraíba. Estudou também na UNIL (Universidade de Lausanne – Suiça), tem pós-graduação em musicoterapia e é especialista em regência pela Universidade Federal da Bahia.

Como maestro e solista, apresentou-se na Suíça, França, Alemanha, Letônia e Rússia. Como professor de educação musical, leciona musicalização infantil em algumas escolas da capital. Foi regente do coro da cidade de Gatchina, na Rússia, e professor de regência a convite da associação de regentes da Rússia, no conservatório de música em São Petersburgo, representando a América Latina.