Com as excelentes campanhas, até aqui, de Campinense e Treze no Campeonato Brasileiro da Série D, os torcedores das duas equipes já começam a sonhar com a classificação para a segunda fase, e até com uma possível ascensão para a Série C do próximo ano. O primeiro desejo está mais perto de se realizar, já que as duas equipes são líderes dos seus grupos, e se terminarem assim, passarão para a segunda fase, como um dos 17 primeiros colocados. A outra forma de seguir na competição é ficando entre os 15 melhores segundo colocados de todos os grupos.

Uma vez passando para a segunda fase, Campinense e Treze ficariam entre os 32 clubes, que disputarão em sistema de mata-mata, uma vaga para a terceira fase. Os 16 melhores colocados da primeira fase terão o direito de decidir a vaga em casa. Passarão para a terceira fase, o clube que se der melhor nos dois jogos. Se houver empate, se classificará a equipe que somar o maior saldo de gols, e em caso de um novo empate, a disputa será nos pênaltis.

Publicidade
ALPB

A terceira fase terá a participação de 16 clubes e seguirá o mesmo sistema de disputa, com o time de melhor campanha em toda a competição tendo a vantagem de decidir a vaga em casa. Para a quarta fase, participarão apenas oito clubes. Os clubes que conseguirem chegar à quinta fase, ou semifinais, estarão automaticamente classificados para a Série C do próximo ano.

Isto significa dizer que Campinense e Treze só conseguirão realizar o grande objetivo se passarem com sucesso por esta fase atual, e mais três fases de mata-mata. Até hoje, só um clube paraibano conseguiu tal façanha. Foi o Botafogo, que em 2013, não só se classificou para a Série C, como também foi o campeão da Série D.

Tirando o Botafogo, em 2013, os clubes paraibanos, desde de 2009, só conseguiram chegar no máximo na terceira fase. Isto aconteceu primeiramente com o Treze, em 2011, quando o Galo foi eliminado pelo Santa Cruz de Pernambuco. Em 2012, o Campinense repetiu o feito, sendo eliminado pelo Baraúnas. A Raposa repetiu a boa campanha até a terceira fase, em 2016, quando foi eliminado pelo Itabaiana de Sergipe.

Neste domingo (13), as duas equipes voltam a jogar pela Série D do Campeonato Brasileiro. O Campinense atua em casa diante do Flamengo de Arcoverde. Já o Galo vai até o interior de Sergipe enfrentar o Itabaiana pela quarta rodada. Os times de Campina lideram seus grupos.

Comente

Camara Municipal