O edital de concurso público com 1000 vagas para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros Militar está previsto para ser publicado no dia 23 de março. O comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Euller de Assis Chaves antecipou algumas novidades que este edital pode trazer em relação ao concurso anterior, realizado em 2014.

Uma das novidades previstas para o novo edital de concurso público da PM deve ser a ampliação da idade limite. No último edital era exigido que o candidato tivesse entre 18 e 30 anos no momento da matrícula no curso de formação. Segundo o coronel Euller Chaves a instituição pode rever a idade limite, que pode passar a ser de até 35 anos.

Outra novidade é que será exigido exame toxicológico na avaliação de saúde. O exame faz parte da terceira fase de seleção do certame, acontecendo após a prova inteletual e psicotécnico. O exame pode detectar se o candidato fez uso de drogas.

De acordo com o anuncio do governador Ricardo Coutinho o novo concurso vai disponibilizar 1000 vagas nas carreiras de policial Militar e de bombeiro Militar. Destas vagas, 450 políciais e 50 bombeiros vão ser convocados ainda este ano para realizar o curso de formação.

A remuneração inicial, após o curso de formação, de um policial militar é de R$ 3.202,00. Durante a formação, o candidato já ganha um auxílio mensal de mais de R$ 1.400,00.

No concurso apenas é exigido do candidato o ensino médio. Os candidatos selecionados, após o curso de formação, obtém o diploma de curso superior com formação em Tecnólogo em Segurança Pública.

Concurso da PM anterior

No último concurso da PM, realizado em 2014, foi cobrado na prova objetiva conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Geografia da Paraíba, História da Paraíba, Direito Constitucional, Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Militar, Lei de Abuso de Autoridade, Crimes Hediondos, Tortura, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Desarmamento e Noções de Sociologia.

Dos canditos foram exigidos ter altura mínima de 1,65 metros para homens e 1,60 metros para mulheres. Compeltar no ano de matrícula no curso a idade mínima de 18 anos e 30 anos no máximo. Não ter antecedentes criminais ou policiais. Achar-se em pleno gozo de seus direitos civis e políticos e ter idoneidade moral e conduta pregressa compatível com o cargo de militar estadual.

A seleção aconteceu em cinco etapas. Uma prova escrita, prova psicotécnico, examees e inspeções de saúde, teste físico e avaliação social.

No teste físico para homens foi exigido cinco repetições de flexões de braços na barra fixa, com direito a duas tentativas. Corrida de 100 metros, qeu o candidato tem que fazer em até 16 segundos, com duas tentativa. Uma corrida longa de 2.400 metros a ser completada em 12 minutos. 35 abdominais em 1 minuto, com duas tentativas. E, por fim, o salto em altura, tem que saltar 1,20 metros, com três tentativas.

Já para as mulheres, o teste físico exigiu que candidata ficasse suspensa na barra por 10 segundo, no mínimo, com direito a duas tentativas. Uma corrida de 100 metros, a ser realizada em até 20 segundos. Uma corrida longa de 2.100 metros em 12 minutos. Fazer 30 abdominais em um minuto. E saltar de uma altura de um metro.

No último certame foram abertas 520 vagas especificamente para a Polícia Militar. Os aprovados nas vagas se formaram em dezembro de 2015. No ano seguinte foram convocados mais 320 policiais que ficaram em cadastro de reserva. Para concorrer as vagas mais de 60 mil pessoas se inscreveram, tendo, portanto, uma concorrência maior de que de 100 pessoas por vaga.