- Publicidade -
Cotidiano

Complexo Hospitalar de Mangabeira registra mais de 64,2 mil atendimentos

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) registrou 64.276 atendimentos no período de janeiro a agosto deste ano, superando o desempenho de igual período de 2015, quando foram realizados 63.150 atendimentos. Apenas na área de ortotraumatologia, foram feitas 31.845 consultas, com crescimento de 5,63% sobre o mesmo período do ano anterior. A especialidade corresponde a 49,54% do total de atendimentos.

- Continua depois da publicidade -

De acordo com a diretora-geral do Ortotrauma, Fabiana Araújo, os números refletem o trabalho equilibrado de uma equipe comprometida em realizar o melhor serviço à população de João Pessoa, com um tratamento humanizado. Para ela, o empenho não é só da administração, mas também de todos das áreas de saúde e de apoio, como hotelaria, higienização e nutrição.

“Nós utilizamos a técnica de brainstorming (tempestade de idéias), que é uma atividade para ampliar a produtividade de um grupo de pessoas, explorando ao máximo suas idéias para obter a melhor gestão possível, bem como a técnica de PDCA, que envolve planejamento, execução e avaliação para corrigir eventuais problemas, visando um SUS de qualidade para a população”, afirmou Fabiana Araújo.

Na clínica médica geral, o número de consultas aumentou 30,34%, passando de 7.331, de janeiro a agosto de 2015, a 9.555, no mesmo período de 2016. Nas clínicas diversas, o crescimento foi ainda maior, de 45,98%, quando os atendimentos subiram de 783 para 1.143.

Cirurgias – No acumulado de janeiro até setembro, o Complexo Hospitalar de Mangabeira já realizou 3.920 cirurgias. “A nossa meta é ultrapassar, pelo segundo ano consecutivo, a marca de cinco mil cirurgias, garantindo não só quantidade, mas qualidade no atendimento, considerando que disponibilizamos constantemente capacitação à nossa equipe profissional”, ressaltou a diretora-geral do Complexo Hospitalar.

Na área de pediatria traumatológica, o atendimento cresceu 70%, passando de 80 para 136 consultas. Já na área de odontologia, por exemplo, foram realizados 1.105 procedimentos, o que é um número muito alto, considerando o perfil de urgência e emergência do Ortotrauma.

Referência – O Complexo Hospitalar de Mangabeira é referência em cirurgia de urgência ortotraumatológica abaixo do joelho e do cotovelo, e atende pacientes de todo o Estado da Paraíba, a partir de pactuação firmada com o Ministério da Saúde.

Do total de atendimentos realizados no período de janeiro a outubro, 49.368 foram prestados a pacientes residentes em João Pessoa, o que corresponde a 76,81% do total de 64.276. Outros 14.908 atendimentos foram prestados a pessoas que residem em outros municípios do Estado, o que representa 23,19% do total.

Internamentos – No que se refere aos internamentos, à situação é diferente. Foram realizados 4.262 internamentos nos oito primeiros meses do ano, sendo que 2.586 (60,68%) são de residentes na Capital e 1.676 (39,32%) são de residentes em outros municípios paraibanos.

Comente

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar