Comissão do concurso da PM e Bombeiros da PB anuncia mudança de critério para candidatos

Mudança no edital será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30)

Os candidatos que desejam ingressar no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba devem ficar atentos a uma alteração no edital do concurso. Segundo o coronel José Ronildo, presidente da comissão do concurso, a idade mínima de 18 anos não será mais exigida no momento da inscrição, mas sim na data da matrícula, que ocorrerá em 2024. Assim, quem tem 17 anos em 2023 e completa 18 anos até a matrícula poderá participar do certame. A mudança no edital será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30).

Por outro lado, a idade máxima de 32 anos continua valendo para este ano. Portanto, só poderão se inscrever os candidatos que têm até 32 anos até o dia 31 de dezembro de 2023.

As inscrições se encerram nesta quarta-feira (30) e devem ser realizadas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso.

O concurso oferece 1.100 vagas para soldado, sendo 900 para a PMPB (810 para homens e 90 para mulheres) e 200 para os bombeiros (180 para homens e 20 para mulheres). O salário inicial é de R$ 4.206,87, além de benefícios como plantão extra e gratificações específicas.

Para concorrer, é necessário ter ensino médio completo, altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres, não ter antecedentes criminais ou policiais e outros requisitos previstos no edital.

Os aprovados no concurso poderão escolher a regional que desejam trabalhar. A Paraíba possui quatro regionais, com sedes em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.