Com Lula no G7, Japão anuncia isenção da cobrança de visto para brasileiros

Presidente brasileiro e premiê japonês trataram de temas como a expansão dos fluxos bilaterais de comércio e investimentos

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou na manhã deste sábado (20) que o seu governo dará início a procedimentos para isenção de visto de curta duração para brasileiros que visitam o país.

A informação foi divulgada após a reunião entre Kishida e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Hiroshima, no Japão, no âmbito da cúpula do G7, evento promovido pelos países mais ricos, com convidados.

Lula e Kishida trataram de temas como a expansão dos fluxos bilaterais de comércio e investimentos, agenda de paz e segurança e combate à mudança do clima.

“Brasil e Japão precisam estabelecer uma relação mais produtiva não apenas do ponto de vista comercial, mas também do ponto de vista cultural, político e da ciência e tecnologia”, disse o brasileiro.

Já o premiê japonês ressaltou a importância da atuação do Brasil nas discussões de temas globais complexos. “Contamos com a experiência do senhor presidente Lula. Teremos discussões amplas sobre questões como clima, educação, desenvolvimento, paz e estabilidade. Estamos muito dispostos a cooperar com o Brasil.”

De O Tempo