Colégio GGE utiliza psicologia escolar para a prevenção de comportamentos agressivos entre jovens

O Colégio GGE tem como objetivo não apenas formar alunos academicamente excelentes, mas também cidadãos emocionalmente saudáveis. Com uma equipe de psicólogos escolares dedicados, o colégio investe em ações preventivas que ajudam os estudantes a lidar com suas emoções de forma saudável e construtiva, e isso também inclui a prevenção de comportamentos agressivos entre jovens.

De acordo com a professora Sammya Campos, psicóloga escolar do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) do GGE, a psicologia escolar trabalha de maneira preventiva. “O nosso papel dentro da instituição escolar é desenvolver ações ou projetos que conscientizem os nossos alunos dentro e fora de sala de aula”, afirma. Dentre essas ações, a professora destaca a importância do diálogo e do respeito como forma de minimizar conflitos e comportamentos agressivos.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, dinâmicas integrativas levam os alunos a identificar suas emoções e desejos, e como eles interferem em seus pensamentos e comportamentos.

A metodologia do Colégio GGE, baseada na aprendizagem por projetos, também contribui para o cuidado com o lado emocional dos alunos. Ao trabalhar temas relevantes para a sociedade, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre suas emoções e aprendem a lidar com elas de forma mais consciente.

Essa abordagem ajuda os alunos a lidar com a ansiedade e a insegurança que muitas vezes surgem durante a transição da infância e adolescência.

Psicologia escolar na mediação do diálogo entre pais e filhos

Os psicólogos escolares do Colégio GGE também orientam os pais sobre como estabelecer um diálogo saudável e construtivo com seus filhos adolescentes, o que é especialmente importante em um momento de mudanças e desafios como essa fase da vida.

A psicóloga escolar Sammya recomenda que os pais estejam sempre abertos ao diálogo, escutem atentamente seus filhos e expressem seus sentimentos de maneira clara e assertiva.

“Uma das ações que frequentemente realizamos é a entrada em sala para falar sobre a importância do diálogo e do respeito. Enfatizamos também que o ambiente escolar é direcionado a aprendizagem em todos os seus aspectos e aprender a ser assertivo minimiza de maneira significativa os conflitos e comportamentos agressivos”, pontua a psicóloga.