Chapa de Carlos Fábio apresenta cinco pilares da candidatura à presidência da OAB-PB; conheça

A chapa 5 – ‘Compromisso é a Nossa Força’, que tem Carlos Fábio como candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), é constituída a partir de cinco pilares identificados e elaborados pelos movimentos da advocacia que apoiam a candidatura. Representatividade, renovação, valorização, trabalho e compromisso, são os principais pontos a serem trabalhados.

“Os pilares surgiram nos encontros dos advogados e advogadas que integram o movimento. Queríamos demonstrar nossa identidade de mudança e o desejo coletivo. Desejo de renovação, uma OAB mais representativa, que valoriza a advocacia, pessoas compromissadas e que trabalhem verdadeiramente pela Ordem”, explicou o secretário-geral, Daniel Farias.

Publicidade
ALPB

Em maio foram iniciadas as conversações para criar a chapa: um grupo coeso, que aglutina as diversas áreas do Direito, da advocacia de todo Estado, e dos vários segmentos da advocacia.

Representatividade

“É o catalizador de todos, é o pilar que dá legitimidade para todos os demais. Para fazer a transição do velho para o novo, Carlos Fábio precisa de um time plural. Conseguimos formar uma chapa historicamente muito plural. Temos 50% da chapa composta por mulheres, na história da OAB nunca houve uma representação tão ativa como na nossa. Temos representantes da advocacia pública e privada, de grandes, médios e pequenos escritórios, além de contarmos com representações de Cabedelo a Cajazeiras, do sênior ao jovem advogado”, afirmou a secretária adjunta Carmen Mayer.

Renovação

“A começar por nossa vice-presidente de Campina Grande, Rebeca Delfino tem sete anos de advocacia. Temos conselheiros com cinco anos de advocacia, além de um grande grupo de jovens nos apoiando. A renovação não está restrita apenas a presença do jovem, mas também com relação o preenchimento de cargos. Em nosso projeto não poderá acontecer escolha de cargos, as pessoas tinham que ser eleitas. Quebramos um paradigma histórico de chapas na OAB. Temos uma diretoria totalmente renovada, um Conselho Federal praticamente todo renovado, e o Conselho Estadual, Caixa de Assistência e ESA também estão renovados”, disse a vice-presidente Rebeca Delfino.

Valorização

“É da pessoa do advogado e advogada. Diante de uma série de crises e perseguições, o advogado perdeu muito de sua importância por conta dessa falta de projeto de valorização e defesa da classe. Temos sido reféns nos Tribunais, perdido conquistas, como o desrespeito por parte de alguns Magistrados quanto honorários contratuais de 30% na Justiça do Trabalho, a perda da possibilidade de sustentação oral em Agravos Embargos no TRT 13, os advogados dificuldades de acesso aos magistrados e utilização do processo judicial eletrônico, a mudança de horários dos Fóruns e Tribunais, fato ocorrido com anuência da atual gestão da OAB, e os cartórios unificados no Fórum Distrital de Mangabeira e Varas de Familia do Fórum Civel da Capital. Foram questões que impactaram muito na vida da advocacia. Precisamos retomar isso, olhar para dentro da profissão, olhar para as grandes causas, valorizar a defesa preventiva das prerrogativas, retomar o diálogo com as instituições, e ter poder de convergência para construir com o Tribunal soluções viáveis para o Judiciário, e com isso, valorizar nossa profissão”, explicou o secretário-geral Daniel Farias.

Trabalho

“Não dá para brincar de fazer administração da Ordem, se você não tem capacidade de gestão, de liderança, de unir forças – mesmo que divergentes – para um resultado comum. É preciso ter liderança, um time que verdadeiramente trabalhe pela instituição. Temos uma equipe que tem compromisso e experiência em gestão, e uma diversidade de especialidades por todos os cargos da chapa. Vamos fazer um trabalho propositivo e preventivo”, comentou o tesoureiro Abraão Veríssimo.

Compromisso

“Compromisso é a nossa força. É reunir todos os outros pilares e cumprir. Assinaremos um compromisso com todas as propostas que anunciaremos, e trabalhar para cumprir todas elas. Compromisso de mandato único, de fazer renovação da OAB de verdade, de manter nossa representatividade plural, em fazer uma campanha de valorização da advocacia junto a sociedade, a classe e a magistratura, fazer com que as autoridades públicas caminhem com a advocacia, com uma campanha sólida de valorização dos honorários. Fazer campanha para advogados que estão fora da Capital, que passam por dificuldades no Sertão, e também das prerrogativas”, afirmou Carlos Fábio.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]